> > > Residência ABC Paulista

Residência ABC Paulista

Residência ABC Paulista
Em um terreno espaçoso e de esquina em São Bernardo do Campo (SP), o escritório de arquitetura Gui Mattos deu vida à Residência ABC Paulista Foto/Imagem:Manuel Sá

Eixos que surpreendem

Texto: Naíza Ximenes

Em um terreno espaçoso e de esquina em São Bernardo do Campo (SP), o escritório de arquitetura Gui Mattos deu vida a um projeto que une sofisticação e paisagem natural. A Residência ABC Paulista é fruto de um olhar cauteloso do proprietário, que viu potencial em um terreno desafiador.

Dotado de uma topografia com suave declive, o espaço oferece vistas panorâmicas e uma vegetação exuberante — detalhes que serviram como premissa para o projeto, que tinha o intuito de emoldurar essa paisagem. Para dar vida à nova casa, a equipe teve de demolir a construção preexistente, viabilizando a criação de uma planta completamente diferente da anterior.

No projeto de Gui Mattos, a morada ganhou formato em “T”, que se desenvolve em dois eixos: uma ala maior — que proporciona privacidade e abriga a entrada da casa, passa pela área social e termina no bloco privativo — e uma ala de menor comprimento, apesar da maior largura, onde ficam área social, o acesso ao ponto mais baixo do lote e à área de lazer, com jardins e piscina.

O desafio da preservação e renovação

O desejo do cliente era claro: uma casa que se integrasse perfeitamente ao ambiente natural, preservando as árvores e maximizando as vistas. “O cliente falou: ‘faça o que você quiser, mas não mexa nas minhas árvores!’”, brinca o arquiteto Gui Mattos.

O projeto foi criado a partir de uma abordagem contemporânea, com uma estrutura metálica que oferece não apenas facilidade na execução, mas também uma estética moderna e duradoura.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Materiais como madeira, pedra, concreto e alvenaria foram empregados em larga escala, criando uma sinfonia visual que se mescla com o verde do entorno. Caixilhos generosos e de vidro completam a alvenaria dos corredores e áreas sociais, maximizando a entrada de luz natural e a integração com os jardins. O piso, de concreto, adiciona um toque de rusticidade refinada.

Essa casa quase parece ser térrea, mas, conforme você a conhece, ela revela algumas surpresas Gui Mattos, arquiteto. 

“Na área de conexão do ‘T’, nós criamos a área gourmet e o eixo de circulação vertical, que acontece através de uma escada generosa helicoidal”, explica o arquiteto. “Quando seguimos pelo eixo superior, vemos a sala de TV, a suíte master, um banheiro com pátio privativo e uma jacuzzi ao ar livre. Mas, quando seguimos pela base desse ‘T’, temos acesso à área social, de jantar, estar e duas varandas. Além disso, ao descer pela escada helicoidal, há uma série de amenidades. Lá, vemos a sala de ginástica com sauna, vestiário, barbearia e massagem, seguidos pelo trecho com o quarto das filhas”, completa.

Foto de um corredor. No fundo, o acesso à rua. A parede da direita é inteira de pedra moledo. A parede da esquerda é de brises pretos, e, próximos a ela, há bastante vegetação. O piso é de madeira<span height= Corredor de acesso à Residência ABC Paulista 


Fluidez e conexão

A arquitetura foi pensada para criar uma jornada sensorial, onde cada espaço revela uma nova faceta do terreno. A transição entre áreas sociais e privadas foi cuidadosamente projetada, resultando em um segundo pavimento que oferece uma experiência única de relaxamento e entretenimento.

Segundo o arquiteto, o projeto se destaca pela sua capacidade de adaptação e versatilidade. Da área social à zona íntima, cada espaço foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades do cliente. A piscina é um dos destaques, ao tornar-se o ponto focal da área externa, enquanto os jardins contemplativos oferecem um refúgio para os momentos de tranquilidade.

Das vistas panorâmicas aos detalhes planejados, cada elemento contribuiu para uma narrativa arquitetônica. “Nós conseguimos, através do aproveitamento do declive, deixar a massa de implantação da casa menor. Além de ter ficado com uma escala adequada, o projeto acabou ficando bem elegante no terreno”, conclui Mattos.

Confira outros projetos de Gui Mattos:

Escritório

Gui Mattos11 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2021
Conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 2.165
Área construída: 1.414

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo