O projeto do Terminal Alvorada permitiu a criação de berços para 66 linhas de ônibus e 15 linhas de BRTs, possibilitando a integração entre elas | Foto/imagem: Jozé Candido Sampaio de Lacerda
A reforma foi assinada pelo escritório ZK Arquitetos Associados | Foto/imagem: Jozé Candido Sampaio de Lacerda
O Terminal Alvorada é um dos principais terminais rodoviários da cidade | Foto/imagem: Jozé Candido Sampaio de Lacerda
Os pilares metálicos e a cobertura branca se estendem ao longo das plataformas e ressaltam o elemento escultural em telha de aço, em tons de vermelho e vidro | Foto/imagem: Jozé Candido Sampaio de Lacerda
O terminal chama atenção mesmo de longe e contribui com uma nova identidade arquitetônica para a cidade do Rio de Janeiro | Foto/imagem: Jozé Candido Sampaio de Lacerda
O projeto foi apelidado de origami | Foto/imagem: Celso Brando
Uma estrutura gigante pousa sobre a cobertura, exatamente na ligação transversal do subsolo do terminal com a Cidade das Artes | Foto/imagem: Moscow
Materiais como aço e concreto predominam no projeto | Foto/imagem: Jozé Candido Sampaio de Lacerda
A estrutura dominante é a metálica | Foto/imagem: Moscow
Um dos diferenciais técnicos do projeto é a construção econômica. As plataformas foram cobertas com estrutura metálica com telha sanduíche, o que agilizou a construção e minimizou o desperdício na obra | Foto/imagem: Celso Brando
Outro diferencial é a eficiência térmica, uma vez que a cobertura de 16.000m² foi feita por telhas de aço com isolante térmico e acústico, que melhoram a temperatura ambiente | Foto/imagem: Celso Brando
As aberturas criadas na cobertura permitem a dispersão dos gases dos veículos e melhoram a iluminação natural | Foto/imagem: Celso Brando
O aeroporto tem capacidade para receber 600 mil pessoas por dia e possui três plataformas para 66 ônibus alimentadores e 14 ônibus articulados | Foto/imagem: Moscow
O projeto conta com iluminação 100% em LED | Foto/imagem: Moscow
O acesso ao terminal se dá através de bilheterias localizadas nas duas extremidades da plataforma principal | Foto/imagem: Moscow
O projeto possui acessibilidade, para que o terminal opere de forma segura. Os arquitetos projetaram travessias subterrâneas, evitando acidentes e agilizando a entrada e a saída dos ônibus | Foto/imagem: Celso Brando
O subsolo 1 se conecta à Cidade das Artes | Foto/imagem: Celso Brando
Escadas rolantes, escadas fixas e elevador garantem uma boa acessibilidade | Foto/imagem: Celso Brando
| Foto/imagem: Jozé Candido Sampaio de Lacerda