> > > Fasano Itaim

Fasano Itaim

Fasano Itaim
Fruto da parceria entre a construtora Even e o escritório aflalo/gasperini arquitetos, o Fasano Itaim é um projeto que combina inovação arquitetônica com desafios urbanos e se tornou um dos marcos da cidade de São Paulo Foto/Imagem:Pedro Mascaro

Inovação nas alturas

Texto: Naíza Ximenes

Fruto da parceria entre a construtora Even e o escritório aflalo/gasperini arquitetos, o Fasano Itaim é um projeto que combina inovação arquitetônica com desafios urbanos e se tornou um dos marcos da cidade de São Paulo. 

Voltado para o público de alto padrão, o empreendimento de uso misto é composto por dois edifícios: o residencial, com 37 pavimentos, duas unidades por andar e voltado para o Jardim América; e o Hotel Fasano, de menor dimensão, mas responsável pela volumetria ímpar do complexo.

A construtora tinha um terreno de dimensões generosas e localização privilegiada, na Rua Pedroso Alvarenga, bem como a vontade de construir um empreendimento que associasse unidades residenciais à hotelaria — sem uma bandeira específica, até o início do projeto.

Conhecidos pela grande quantidade de projetos de uso misto, os arquitetos do aflalo/gasperini foram os parceiros perfeitos para a iniciativa. E a interação já começou marcada pelos desafios, já que, antes mesmo de dar início aos desenhos, a equipe se viu frente a um lote trabalhoso.

Isso porque, apesar de ter dimensões generosas e estar muito bem localizado, o terreno tinha duas frentes principais: uma muito pequena — voltada para uma das avenidas mais importantes de São Paulo —, e outra bem extensa, com seis metros de amplitude, mas em uma rua muito estreita e subutilizada.

“Como você garante que os usos de um empreendimento dessa magnitude tenham acessos individualizados e garagens independentes com uma frente pequena? Não tem como. Nós tínhamos que aproveitar a frente maior. Foi pensando nisso que nós tivemos a ideia de trabalhar essa rua estreita com um grande recuo. Nós doamos uma faixa do terreno para essa rua, para poder ampliá-la e transformá-la”, explica Luiz Felipe Aflalo Herman, arquiteto do aflalo/gasperini arquitetos.

O partido nasce disso. De buscar, de virar o endereço para o boulevard que foi recriado dentro do conceito arquitetônico do projetoLuiz Felipe Aflalo Herman, arquiteto do aflalo/gasperini arquitetos

Vitalidade urbana

O edifício residencial é marcado pela horizontalidade de suas fachadas e pela utilização de materiais como concreto aparente e peitoris de vidro, oferecendo vistas amplas e áreas internas bem iluminadas e ventiladas.

A altura do Fasano residencial é um dos destaques da região, com 143 metros. Ao estudar as construções no entorno, os arquitetos perceberam que as elas não eram de grandes dimensões. Assim, eles apostaram na construção das garagens e áreas de serviço em um podium, sobre a fachada ativa, e na elevação de toda a estrutura.

A estratégia fez com que os apartamentos ficassem em níveis mais altos e tivessem vistas livres do Jardim Europa. É nesse podium, também, que ficam a piscina de 25 metros, a piscina indoor e grande parte da área de lazer. Cada um dos 70 apartamentos tem 285 metros quadrados — com exceção da cobertura, com duas unidades duplex, de 500 metros quadrados — e 22 metros de frente.

fachada do prédio Fasano Itaim, mostrando a seção de tijolinhos característica da marca fasano na fachada. Há um podium, e, em cima dela, ficam as piscinas e áreas de lazer <span height= Os tijolos americanos são uma marca dos empreendimentos Fasano, presentes em muitas das construções 


Já o Hotel Fasano incorpora elementos de tijolo escuro, uma tradição dos projetos Fasano, criando uma identidade visual única e acolhedora. O uso de materiais como concreto aparente e tijolo escuro define a estética minimalista e moderna do projeto, além de conferir uma aparência sofisticada à proposta.

A porção hoteleira do projeto ainda ganhou uma fachada ativa, com restaurantes e lojas no térreo. A rua lateral, antes estreita e sem vida, foi transformada em um boulevard vibrante, com bares e restaurantes que trazem a vida para o complexo.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Vale mencionar que o acesso e a distribuição dos espaços foram planejados para garantir a independência e segurança de cada edifício. Há uma garagem para cada acesso: um exclusivo para as áreas comerciais e do hotel, e outro para os moradores do edifício residencial. A estratégia garante privacidade e facilidade de acesso.

“O que eu mais gosto nesse projeto é da vitalidade”, conta o arquiteto. “Poder criar ambientes urbanos e renová-los é a maior atração de tudo isso. Nós sempre partimos de um ponto que trabalha muito a construção, mas nem sempre imaginamos como isso afeta o cotidiano de quem utiliza. Uma pessoa que mora nesse apartamento, por exemplo, tem a possibilidade de descer, estar nesses restaurantes, no hotel..., é muito bom participar dessa integração que vai nascendo”, conclui.

Confira outros projetos de aflalo/gasperini arquitetos:

Escritório

aflalo/gasperini arquitetos44 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 4.879
Área construída: 51.559

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow Desenhos e plantas

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo