> > > Apartamento RM15

Apartamento RM15

Apartamento RM15
Valorizando a funcionalidade, a personalidade e o estilo de vida do proprietário, o escritório Aguirre Arquitetura concebeu este apartamento com ambientes integrados e mobiliário exclusivo Foto/Imagem:Israel Gollino

Minimalismo jovial

Um imóvel de 627,17 m² com uma única e ampla suíte. Essa é a primeira característica que chama a atenção no Apartamento RM 15, nitidamente concebido para um cliente jovem e solteiro, que privilegiava espaços amplos e integrados para receber amigos e familiares.

Outra marca do projeto – assinado pelo Aguirre Arquitetura – é o estilo minimalista, que se revela em todos os detalhes, especialmente na definição da planta e fluxos e na escolha dos revestimentos, mobiliário e paleta de cores. A vista privilegiada para a cidade de Uberlândia (MG) também norteou o trabalho, daí as amplas aberturas de vidro contornando toda a área social e um terraço aberto, sem grandes elementos, apenas com uma bancada em quartzo, banquetas, churrasqueira e o vasto horizonte.

Desenho exclusivo

Considerado o diferencial do projeto, o extenso painel em mdf grafite percorre todo o Apartamento RM 15 Foto: Israel Gollino 

Segundo os arquitetos do Aguirre, a principal dificuldade do projeto foi evitar o desperdício de área na parte social, já que o amplo imóvel deveria dispor de apenas uma suíte. Uma das soluções encontradas – que acabou se tornando também o diferencial do trabalho – foi definir todos os ambientes a partir de um extenso painel grafite que percorre todo o apartamento. “Isso foi possível porque o prédio não possuía uma configuração pré-determinada de layout, permitindo conceber a planta da forma que achávamos mais coerente”, contam.

Diante dessa ‘tela em branco’ que era o imóvel no início, os arquitetos propuseram este extenso painel, que se tornou um dos principais elementos decorativos e funcionais do apartamento. Ele oculta o acesso à área íntima e de serviços, além de abranger espaço de estocagem.

O painel se inicia no hall, com a porta pivotante de entrada, e logo em seguida acomoda o acesso ao lavabo e à lavanderia. No decorrer do painel situam-se os armários da cozinha e os eletrodomésticos – geladeira, torre de fornos e adega. Por fim, o painel camufla o bar, o acesso à suíte máster e o escritório, utilizando-se, para tanto, de porta camarão.

Interiores

O projeto de interiores também foi assinado pelo Aguirre Arquitetura e, da mesma forma que a arquitetura, tem o minimalismo como conceito norteador. O mobiliário adotado condiz com os ambientes de medidas amplas e proporciona equilíbrio entre formas e espaços. A paleta de cores escolhida mescla tons mais escuros (como o grafite da marcenaria) com tons médios (pintura em cimento queimado e madeira) e tons mais claros (porcelanato). Essas escolhas criam uma harmonia visual entre os materiais de acabamento e a mobília.

Conforto visual

Graças ao fechamento em vidro de toda a área social, o apartamento recebe iluminação natural em abundância. A iluminação artificial, por sua vez, se dá de duas formas. A primeira é a indireta, que utiliza os grandes pilares como rebatimento de iluminação do piso ao teto. A segunda é a direta, que acontece de maneira linear e, prioritariamente, nas extremidades dos ambientes. O apartamento tem automatização nas persianas, no ar-condicionado, no som e na iluminação.

O paisagismo, assinado por Alexandre Bueno, foi implantado como uma barreira de proteção da ventilação e do sol descendente.

Escritório

Aguirre Arquitetura12 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 627

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo