> > > Casa dos Pátios

Casa dos Pátios

Casa dos Pátios
Residência ganha recortes inusitados que promovem a entrada de luz natural, integram os ambientes e proporcionam vista do jardim por diferentes ângulos Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Vida entre recortes

A Casa dos Pátios, projetada para reformular um imóvel já construído, se destaca pelas aberturas de suas fachadas, que proporcionam integração constante dos ambientes internos com os externos, além da bela vista do jardim – que pode ser apreciada de diversos cômodos. Ela é composta por três níveis que foram reorganizados durante a reforma. “Retiramos o espaço negativo da residência e organizamos espacialmente a antiga construção”, explica umas das arquitetas responsáveis pelo projeto Marina Acayaba – do escritório AR Arquitetos Associados.

Anteriormente, as áreas sociais da residência estavam no nível da rua. Após a mudança, foram instaladas no pavimento inferior. A sala de estar se fixou no espaço que antes abrigava a garagem. “O prisma retangular que define a casa foi mantido pela boa orientação e tomado como sólido a ser escavado. Nas ações de retirada resultam as variações de volumetrias livres, pé-direito e os pátios internos – elementos fundamentais da nova estrutura”, destaca. De acordo com Marina, esses pátios criam os vazios que soltam e separam as áreas íntimas. “Abrimos com eles novas relações entre os níveis. Os destaques são os recortes de céu (skyspaces) e fachadas internas. Essas funcionam como camadas intermediárias que graduam a transição entre interior e exterior”, completa.

Inspiração e destaques

Para a arquiteta, o projeto da residência é a resultante de uma reorganização feita com recortes e supressões na volumetria presente. “Os ‘Building Cuts’, do arquiteto norte-americano Gordon Matta-Clark (autor de trabalhos em edifícios, nos quais removia partes do teto, do piso e das paredes para promover debates sobre a mudança dos espaços); e os ‘Skyspaces’, do artista plástico James Turrel (autor de criações nos quais espaços fechados eram abertos através de recortes nas coberturas) serviram de inspiração”, enfatiza.

Além do vidro que integra áreas íntimas com externas, grandes janelas e claraboias foram instaladas em pontos distintos para garantir entrada de luz natural nos ambientes internos. A cor branca predomina nas paredes de todos os cômodos.

 

Escritório

AR Arquitetos9 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 514
Área construída: 408

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

  • Arquitetura: AR Arquitetos
  • Arquitetura: AR Arquitetos - Juan Pablo Rosenberg e Marina Acayaba / Colaboradores: Paloma Delgado, Kiti Vieira, João Chiavoni, Marina Portolano
  • Projeto de Instalações Elétricas: PKM Tecnologia
Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo