> > > Casa AG

Casa AG

Casa AG
Com projeto moderno e linhas puras, a Casa AG foi posicionada na parte mais alta do terreno, ganhando vista privilegiada da região de Canela (RS). O projeto é do escritório Wrarq Foto/Imagem:Antonio Valiente

Contemporaneidade na serra

Construída de acordo com as condições topográficas do terreno, a Casa AG está situada em uma plataforma de três metros de altura em relação ao nível da rua, com sua fachada principal virada para nordeste. Esse posicionamento permitiu uma vista privilegiada da serra gaúcha, no município de Canela (RS).

Os moradores queriam uma residência com estilo contemporâneo, linhas puras, bem iluminada e com amplitude e continuidade espacial. Assim, os arquitetos do escritório Wrarq em parceria com o Atelier de Luz, ambos autores do projeto, buscaram enfatizar as qualidades do lugar, as vistas e a orientação solar.

Em contato com o exterior

O projeto foi criado como um esquema linear, trazendo horizontalidade para a estrutura, colocando em destaque a frente da casa e a implantação do terreno. “Um único corpo é sustentado por uma base que prioriza a continuidade espacial para o lado externo” relata o arquiteto Miguel del Río Francos.

Por estar muito alta em relação à rua, como solução de acesso de pedestres e veículos os arquitetos usaram rampas e uma escada formada por placas de pedra encaixadas no talude.

Nas fachadas, foi usado reboco liso com massa corrida pintada, com exceção da parede do acesso principal na qual está apoiado o volume superior. Esta foi revestida com pedra na cor branca em formato de mosaico de diversos tamanhos.

“O principal destaque do projeto são as paisagens para a cidade. Pelas características do terreno, a plataforma do primeiro pavimento cria uma sacada mirante ao longo dos quartos”, conta a arquiteta Adriane Wender.

Espaços com linearidade

A decoração de interiores foi feita pelas designers Lídia Maciel e Liliane Suso Ferreira Foto: Antonio Valiente 

Internamente, foi usado porcelanato no térreo e nos banheiros e madeira no primeiro andar, que é onde ficam os quartos.

A casa foi organizada em dois andares; as áreas sociais e de serviço estão localizadas no térreo e a área privada, com os dormitórios, fica no segundo pavimento. A basa da residência é composta por hall de entrada, sala de TV, academia, área de serviço e sala de estar e jantar como espaço central, totalmente aberta e integrada ao jardim através de um alpendre.

Os espaços íntimos formam um corpo único, conectado com o térreo por meio de duas perfurações, no hall de entrada e na escada. Além disso, as quatro suítes são unidas por uma sacada contínua, com isso, essa parte do projeto ganha vista para uma área de preservação de araucárias. A decoração de interiores foi feita pelas designers Lídia Maciel e Liliane Suso Ferreira.

A obra conta com automação nas cortinas, na janela da sala de estar, na sala de jantar, na iluminação e nos sistemas de segurança.

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo