> > > Casa Monte Mor

Casa Monte Mor

Casa Monte Mor
Três muros de taipa de pilão estruturam e organizam o programa desta residência situada em Monte Mor, interior de São Paulo. Projetada pelo Brasil Arquitetura, ela possui ambientes confortáveis e arejados que se distribuem ao redor de um pátio Foto/Imagem:Manuel Sá

Clima interiorano

Construção ancestral em taipa, um pátio central voltado para o lazer da família e um projeto de interiores que promove o diálogo entre o rústico e o contemporâneo são alguns dos destaques da Casa Monte Mor, localizada no interior de São Paulo e projetada pelo Brasil Arquitetura.

Considerado o coração do projeto, o pátio em questão fica à frente das áreas social e íntima e convida todos os moradores a se encontrarem e desfrutarem da tranquilidade e da natureza ali presente.

Para que tudo saísse conforme o desejado, os arquitetos contaram com a ajuda e a participação dos moradores que residem na morada.

A utilização dos muros de taipa e seu posicionamento são a chave e o fundamento do projeto do princípio ao fim em todos os aspectos: arquitetônicos, construtivos, formais e espaciais Marcelo Ferraz

Técnica construtiva

Visando obter a energia geotérmica, que mantém o aquecimento e a refrigeração dos ambientes internos, o escritório buscou implantar três muros de taipa de pilão em diferentes colorações que conferem uma textura quente às áreas social, íntima e de lazer. São essas áreas que organizam e estruturam o programa da residência.

Em diferentes alturas, os volumes preenchem o terreno de 1.792 m². A junção desses volumes resultou num vão triangular que abriga uma fonte d’água.

“A utilização dos muros de taipa e seu posicionamento são a chave e o fundamento do projeto do princípio ao fim em todos os aspectos: arquitetônicos, construtivos, formais e espaciais”, sintetiza Marcelo Ferraz.

O programa residencial, com suas funções e ocupações, se revela ao redor da área de lazer. Orientadas à piscina, as áreas social (salas de estar e jantar e o gourmet) e íntima (dormitórios com suítes) desfrutam da belíssima paisagem do interior paulista.

Além disso, os arquitetos valorizaram a ventilação cruzada e a iluminação natural, além da integração entre os ambientes internos e externos por meio do vidro, presente em praticamente todos os cômodos.

Para o projeto de interiores, os arquitetos optaram por uma paleta neutra com toques de cor no mobiliário, criando uma atmosfera relaxante que combina texturas com cores claras. O uso de materiais naturais nos ambientes internos proporcionou modernidade ao projeto.

Veja outras residências interioranas na Galeria da Arquitetura:

Casa na Fazenda da Grama, por FARAH + ARQUITETURA E INTERIORES

Casa PR, por Laércio Fabiano Arquitetura

Residência CR, por Padovani Arquitetos

Escritório

Brasil Arquitetura24 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2017
Conclusão da obra: 2020
Área do terreno: 1.792
Área construída: 513

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo