> > > Academia Runner

Academia Runner

Academia Runner
Projeto teve como premissa tornar os ambientes da academia aconchegantes e convidativos Foto/Imagem:Jomar Bragança

Workout sofisticado

Visando o bem-estar e o conforto dos alunos, a primeira unidade com o novo conceito da Academia Runner em Belo Horizonte (MG) foi projetada com influências internacionais de design e uma infraestrutura diferenciada que, além de valorizar a prática de diferentes atividades, permitiu a integração das salas ao verde e concebeu áreas de socialização.

A proposta do retrofit da academia era a criação de um lugar não só de passagem, mas também de permanência. “Para que o novo conceito fosse colocado em prática, criamos lounges ao ar livre, espaços descolados, área de café com iluminação zenital, parede verde com pé-direito de 15m e áreas de living, de forma a humanizar os ambientes e torná-los aconchegantes”, explica Carlos Rossi, arquiteto responsável pelo projeto e titular do escritório Carlos Rossi Arquitetura.

Detalhes da reestruturação

O retrofit é caracterizado pelas interferências feitas no prédio existente, com demolições e inclusões de paredes. De acordo com Rossi, foram feitos vínculos diretos – ou indiretos – com a marca Runner. “Mudamos a escada de lugar e exploramos o pé-direito com mezaninos nos quatro andares. Também chamados ‘livings’, esses espaços tornaram-se o coração da academia”, explica.

Outro diferencial, obtido com a implantação da cobertura e das claraboias em vidro, foi a entrada de luz natural em praticamente todos os ambientes, além do terraço que proporciona vista dos arredores da cidade.

Os materiais predominantes do projeto são o aço, aplicado em todas as escadas; o alumínio, encontrado nos brises da fachada, e o vidro presente em todas as divisórias.

Soluções especiais e comunicação visual

O projeto arquitetônico da Academia Runner recebeu a aplicação de piso laminado com padrão amadeirado em muitas áreas. Além de proporcionar conforto e garantir a tonalidade sóbria desejada à academia, o material oferece praticidade para limpeza e manutenção. “Além dos laminados, optamos por instalar pisos vinílicos – que são altamente duráveis – e paredes verdes para ‘humanizar’ a unidade”, destaca o arquiteto.

Rossi também ressalta o uso das cores da marca – vermelho e branco – na comunicação visual das áreas da academia.

Leia também:

Retrofit de iluminação oferece eficiência energética e operacional

Veja outros projetos de retrofit na Galeria da Arquitetura:

Marigold
740 Anastácio
Marília

 

 

Fornecedores desta obra

Escritório

Carlos Rossi Arquitetura6 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 680
Área construída: 2744

Tipo de obra:
Academias
Tipologia:
Esporte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo