> > > Apartamento Cobre

Apartamento Cobre

Apartamento Cobre
O apartamento de 40 m², de autoria do escritório Casa100 Arquitetura, possui estilo urbano e contemporâneo, além de ambientes multifuncionais Foto/Imagem:Quadra 2 Fotografia

Estilo em 40m²

Com a reforma feita pelos arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles, sócios no escritório Casa100 - arquitetura_design, o Apartamento Cobre, em São Paulo, ganhou uma linguagem visual contemporânea, sem perder a essência de uma casa, como pediram os proprietários. O projeto arquitetônico levou mais cor e personalidade ao imóvel, que tem 40 m² de área construída. Mesclando elementos refinados e modernos, a dupla ampliou e iluminou o espaço.

Segundo Luz e Carceles, um dos principais objetivos foi realizar um projeto multifuncional, que otimizasse os espaços, mas também atendesse às necessidades dos moradores.

“Grande parte do mobiliário do Apartamento Cobre foi pensado de modo a servir a mais de um uso. Na cozinha, a grande bancada de madeira pode tanto ser usada como apoio quando se está cozinhando, quanto como mesa de jantar”, expõem os profissionais.

O mesmo acontece na sala de estar. Quando a TV não está sendo usada, o móvel pode ser fechado e transformado em um aparador. No quarto, a bancada de madeira serve como apoio de armário e como bancada de escritório.

Alterações estruturais

Uma parede de 1,50 m de altura, que fechava o quarto no pé-direito duplo, foi demolida para deixar o layout mais livre. Em seu lugar, foi instalada uma chapa ‘C’ metálica, embutida na laje superior e em balanço sobre o vazio entre o piso e o forro. A chapa foi revestida com madeira freijó, e funciona como uma bancada de trabalho no dormitório, que tem vista para a cidade.

Construção econômica

Por questão de economia na obra, os jovens arquitetos decidiram deixar o Apartamento Cobre sem revestimento e acabamento, no concreto bruto. “A escada, por exemplo, ficou exatamente como foi entregue”, apontam.

O estilo urbano está presente na laje aparente em concreto e nas paredes em tecnocimento, que harmonizam com a linguagem contemporânea da mobília em madeira e das cores vibrantes que dão vida ao cinza.

Como no dormitório os moradores queriam uma maior sensação de conforto, foi usado um forro de madeira cumaru espaçado, em vez de deixar apenas a laje de concreto aparente.

Projeto de interiores

Devido às cores vibrantes e texturas variadas proporcionadas pelo concreto, madeira e outros materiais, o interior do Apartamento Cobre foi pensado apenas para complementar o ambiente, sem interferir nos demais. Os arquitetos explicam que os tubos de cobre de fechamento da escada são um elemento importante no apartamento. “Eles fazem essa combinação de cores e materiais e ajustaram-se muito bem aos outros tons”, concluem.

Escritório

Casa 100 Arquitetura8 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 40

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow Desenhos e plantas

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo