> > > Casa Las Piedras

Casa Las Piedras

Casa Las Piedras
Marcada por elementos tradicionais da Serra Gaúcha, a Casa Las Piedras é um projeto do escritório Charlene Koetz Arquitetura. Está localizada em Gramado, no Rio Grande do Sul Foto/Imagem:Roberta Gewehr

Refúgio moderno

Texto: Naíza Ximenes

Marcada por elementos tradicionais da Serra Gaúcha, a Casa Las Piedras é um projeto do escritório Charlene Koetz Arquitetura que fica em Gramado, no Rio Grande do Sul. Combinando madeira e pedra basalto com a natureza exuberante da cidade, a equipe de arquitetos concebeu um projeto contemporâneo e confortável para uma família composta por um jovem casal e seus dois filhos.

A proposta era criar uma residência de serra, onde praticidade, sofisticação e sustentabilidade fossem as diretrizes fundamentais. Assim, a casa foi dividida em tês pavimentos e ganhou cinco quartos, oferecendo um refúgio moderno e acolhedor e refletindo o desejo dos proprietários de unir tecnologia e natureza na morada.

Integração e amplitude

Duas palavras definem todo o conceito do projeto: integração e amplitude. As áreas sociais são conectadas, sem barreiras físicas, e todos os andares da Casa Las Piedras podem ser acessados por uma única escada de concreto aparente — além de um elevador, garantindo total acessibilidade.

As lajes foram projetadas sem degraus, resultando em um fluxo contínuo e ininterrupto. No subsolo, além de garagens temáticas e depósitos, há um ambiente de lazer completo, incluindo uma sala de jogos, uma adega e um cinema, proporcionando diversão e entretenimento para toda a família.

O térreo, de pé-direito duplo, é definido pelo bloco social do projeto. Uma vez dentro da casa, o morador tem acesso à sala de estar, que é totalmente integrada à cozinha, sala de jantar e espaço gourmet.

O design aberto, propiciado pela ausência de barreiras físicas, promove o convívio familiar, enquanto grandes varandas externas conectam a casa à natureza ao redor. O pavimento ainda ganhou um escritório (voltado para um jardim interno) e uma brinquedoteca, concebida para a diversão das crianças.

área de lazer da casa las piedras, em gramado, marcada por materiais como madeira e pedra basalto em uma grande parede à direita. Nela, há uma lareira externa, na base. No centro, ficam sofás e mesinhas de centro. Em cima, um pergolado de madeira. No pavimento superior, a fachada foi revestida por brises de madeira<span height= Os pergolados de madeira amenizam a entrada direta de luz solar nas áreas sociais, marcadas por grandes panos de vidro entre área interna e externa 


A área interna do pavimento térreo é delimitada por grandes panos de vidro nas esquadrias, que permitem a entrada de muita luz natural e trazem a paisagem para dentro da casa. Varandas amplas com pergolados de madeira e uma lareira externa adicionam um toque de aconchego e charme à área externa da casa.

Já no pavimento superior, os moradores têm acesso ao bloco privativo da residência, onde ficam os dormitórios. A suíte master do casal oferece um espaço com vista privilegiada para a natureza, enquanto as suítes das crianças e os dois quartos adicionais garantem conforto para familiares e amigos.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

As paredes de pedra basalto, por fim, foram trabalhadas por pedreiros artesãos da região, e se integram de maneira geométrica e orgânica ao projeto. Essas estruturas não apenas contribuem para a estética rústica e elegante da casa, bem como para sua sustentabilidade ao aproveitar materiais locais e técnicas tradicionais em todo o projeto.

Confira outros projetos de Charlene Koetz Arquitetura:

Escritório

Charlene Koetz Arquitetura4 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2022
Conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 800
Área construída: 618

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow Desenhos e plantas

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo