> > > Casa Doce Vida

Casa Doce Vida

Casa Doce Vida
Além da conexão com o verde local, a Casa Doce Vida preza por elementos como energia solar, captação de água e iluminação e ventilação naturais. O projeto foi assinado pelo Studio CK Arquitetura Foto/Imagem:Roberta Gewehr

Sustentabilidade elevada

Inspirado pela arquitetura contemporânea brutalista, o Studio CK Arquitetura projetou a Casa Doce Vida, morada de um casal admirador das belíssimas paisagens de Gramado (RS). O cenário é formado por extensas araucárias que abraçam a morada e pelo canto dos pássaros que habitam por ali. A fachada orgânica contempla um jardim vertical e um espelho d´água que reflete a natureza para os interiores.

“Nesse lar, nosso maior objetivo foi criar múltiplas oportunidades de uso e de experiências para que seus moradores vivam como queiram e não como a residência lhes impõe. É um projeto pensado para se conectar com o exterior e consigo mesmo, e aproveitar o tempo e a paisagem absolutamente linda de Gramado”, conta a arquiteta Charlene Koetz.

Implantada em um terreno com 800 m², a residência está organizada em dois andares: térreo e primeiro andar. No primeiro pavimento está o hall de entrada integrado com a sala de estar com lareira, home theater, cozinha, parrilla e ampla área relax com deck, spa e poltronas. Já no segundo pavimento ficam as três suítes standard e uma máster e o espaço gourmet. Acima desse pavimento está o mirante do pôr do sol.

Um lar com alma verde

De todos os espaços é possível contemplar a paisagem local Foto: Roberta Gewer 

Os arquitetos pensaram em elevar o nível da sustentabilidade na Casa Doce Vida, reduzindo os impactos ambientais que o projeto poderia causar. A preocupação foi pautada em cinco pilares: energia sustentável, luz solar, lareiras ecológicas, captação da água da chuva e zero gás carbônico.

A energia é limpa e renovável. Ela é 100% gerada através de painéis fotovoltaicos instalados na própria residência. Ademais, a casa foi idealizada para obter o máximo de iluminação natural, recebendo claraboias que garantem iluminação natural até no subsolo da residência.

As lareiras ecológicas utilizam etanol e lenha certificada com sistema de dupla combustão, que reduz em mais de 50% o uso de combustível vegetal. Para a irrigação de todo o jardim (horizontal e vertical), manutenção do espelho d’água e limpeza das calçadas, foi instalado um sistema de captação da água da chuva. Todo gás carbônico emitido durante a construção da propriedade foi inventariado e será compensado através do plantio de árvores nativas.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa Grelha, por FGMF Arquitetos

Residência em Campos do Jordão, por Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Escritório

CK Arquitetura2 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Área do terreno: 800

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo