> > > Residência Terravista

Residência Terravista

Residência Terravista
Entre os destaques da Residência Terravista, em Trancoso (BA), está uma piscina de 25 metros voltada para a paisagem de um campo de golfe Foto/Imagem:Tarso Figueira

Projetada para o lazer

O projeto arquitetônico da Residência Terravista, localizada em um condomínio fechado em Trancoso, litoral sul da Bahia, foi especialmente pensado para oferecer aos proprietários amplos espaços de lazer, com direito à piscina semiolímpica e até campo de golfe.

De acordo com os arquitetos João Conrado e Gabriel Ceravolo, autores do projeto e sócios no escritório Conrado Ceravolo Arquitetos, a principal premissa foi conceber uma morada que transmitisse, ao mesmo tempo, a simplicidade de uma casa de praia e a sofisticação de conjunto privativo. Então, a proposta foi integrar todos os ambientes e criar um ar mais informal, que combina com a atmosfera praiana.

“Através da transparência do vidro, as convidativas portas pivotantes da entrada mostram a sala com pé-direito duplo, depois o terraço e, logo à frente, o gramado conversando com a piscina. Ao fundo, o campo de golfe surge no horizonte”, descrevem Conrado e Ceravolo.

O aspecto despojado da Residência Terravista também se deve à estrutura de concreto armado, que foi revestida de madeira. De acordo com os arquitetos, essa solução reduziu o custo da obra e manteve o aspecto construtivo das demais casas da região.

Espaços de lazer

Em destaque no lazer da residência está a piscina, que possui três atributos principais: uma espécie de ‘prainha’ onde são colocadas espreguiçadeiras para se tomar sol, a raia de 25 metros de comprimento (dimensão semiolímpica), e por último, a borda infinita, que estabelece a integração entre a edificação e a paisagem externa.

“O terreno tem um leve declive, então, desde a primeira visita, sugerimos uma piscina de fundo infinito, para que ela se confundisse com o horizonte”, afirmam Conrado e Ceravolo. Eles explicam que essa estrutura funciona como se fosse a terceira face de um triângulo, sendo que as outras duas – casa principal e a ala de hóspedes – conformam um “L”.

Residência Terravista - Projetada para o lazer
O projeto se divide em duas edificações, formando um “L”. A principal abriga todos os ambientes sociais, enquanto a segunda dispõe as áreas íntimas Foto: Tarso Figueira

Com vista privilegiada, a construção principal da Residência Terravista abrange a parte social no térreo – varanda, salas de jantar, estar, jogos, e cozinha –, enquanto o piso superior dispõe de duas suítes master. Perpendicular a esse volume encontra-se outra edificação em único piso, abrangendo uma segunda sala particular, para maior privacidade dos moradores e hóspedes.

“Esse foi um pedido dos proprietários. A partir da implantação em ‘L’, resguardarmos a área íntima e, ao mesmo tempo, valorizamos a bela vista do campo de golfe do condomínio”, expõem os sócios.

Outro ambiente de convívio social é a varanda, que acomoda três espaços: gourmet e duas salas de estar. Como chove e venta bastante na região em algumas épocas do ano, os arquitetos decidiram fechar o terraço e manter abertas somente as respectivas varandas das suítes máster. “Exercendo a função de uma segunda sala de jantar, uma dessas áreas exibe um charmoso pergolado de madeira, coberto com vidro, palhinha e hibiscos”, detalham.

A Residência Terravista também dispõe de sauna e de um amplo quarto no piso inferior, que pode ser usado como salão de jogos ou brinquedoteca.

Caixa de vidro

A escada que dá acesso ao segundo andar está situada num local que foi batizado pelos arquitetos de 'caixa de vidro'. Além de oferecer claridade ao interior da residência e integração com a área externa, esse espaço é o único ponto de onde se é possível avistar o belo mar de Trancoso.

Fornecedores desta obra

Escritório

Conrado Ceravolo Arquitetos3 projeto(s)

Local: BA, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2010
Área do terreno: 2048
Área construída: 623

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo