> > > Cobertura Caconde

Cobertura Caconde

Cobertura Caconde
Um jovem casal recém-casado e sem filhos convidou o arquiteto David Bastos para transformar um imóvel escuro e compartimentado em uma cobertura com um belo projeto paisagístico e muito espaço para receber os amigos Foto/Imagem:Romulo Fialdini

Cobertura Caconde


David Bastos, titular do escritório que leva seu nome, foi convidado por um jovem casal esportista e sem filhos para comandar o projeto de retrofit na Cobertura Caconde, situada no bairro paulistano dos Jardins.

Com a premissa de integrar os ambientes, o arquiteto transformou o imóvel de 370 m² – antes compartimentado, com acabamentos datados, escuro e muito fechado – em um espaço atemporal e neutro, sem excessos.

Estilo

“O principal ponto do projeto era a integração dos espaços e a restruturação da cobertura”, comenta Bastos.

O andar superior ganhou tanto destaque que deu nome à morada. Durante a reforma, o piso foi elevado em todo o andar em 1,50 m para que pudesse abrigar uma nova piscina e spa para seis pessoas. O paisagismo nasceu no formato de fartos jardins verticais para criar proteção e aconchego aos moradores e visitantes. “Ele abraça os usuários”, brinca o arquiteto.

O jardim vertical ocupa boa parte do paisagismo do projeto Foto: Romulo Fialdini 

“As áreas íntimas foram pouco alteradas, os quartos de hóspedes continuaram iguais e o quarto principal foi completamente modificado. Além disso, foi feita área para empregados junto à cozinha”. A mudança resultou em um novo layout, com três suítes, sala de jantar, living, home theater, escritório, cozinha, lavabo e espaço gourmet.

“O principal ponto de partida nesses espaços era a busca por melhor qualidade nos espaços, aproveitamento máximo da vista e da luz natural”, conta o arquiteto. Por isso, ele optou por generosos panos de vidro ao invés de janelas tradicionais que ocupavam a área social.

Nos ambientes internos predominam acabamentos escolhidos para deixar o apartamento mais aconchegante, como madeira (de demolição), paredes com cores escuras e texturas neutras, para quem ressaltassem as obras de arte e o mobiliário. “Destacam-se a poltrona jangada, desenhada em couro pelo designer de Jean Gillon em 1968 e a mesa de jantar e cadeiras em jacarandá por Sérgio Rodrigues”, conclui.

Por fim, David comenta que todo o material elétrico e hidráulico foi substituído por exemplares mais modernos que se adequaram melhor ao projeto.

Veja outros projetos de David Bastos Arquitetura na Galeria da Arquitetura:

Casa Terravista 88/89

Casa Busca Vida

Escritório

David Bastos Escritório de Arquitetura7 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área construída: 370

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo