> > > Casa Bonanza

Casa Bonanza

Casa Bonanza
A reforma de um bloco existente e a construção de um anexo gourmet trouxeram vãos livres à Casa Bonanza – um projeto assinado pelo Estúdio Casa G para o descanso dos proprietários Foto/Imagem:Guto Delgado

Tom modernista

Uma sequência de açaizeiros dá as boas-vindas a quem chega ao terreno onde se encontra a Casa Bonanza. Antes do projeto arquitetônico realizado pelo Estúdio Casa G, o que se via ali era apenas um volume branco descaracterizado e envolvido pela mata nativa da região amazônica. O verde permaneceu – e o conjunto principal também –, mas agora divide as atenções com um anexo gourmet erguido sob pilotis.

O projeto desta casa de final de semana consistiu na reforma de um bloco existente e na construção de outra edificação que ficou posicionada um pouco mais distante, prestando-se como uma área gourmet.

Segundo os arquitetos Giovanne Mafra e Grasiele Pereira, o bloco branco principal – que abriga sala íntima, três quartos e cozinha – estava estilisticamente ultrapassado. Para acelerar a obra, eles decidiram manter esse volume original, mas sobre ele criaram uma caixa na forma de uma casa.

Sustentada por grandes pilares robustos, por onde passa a maior parte das tubulações das coberturas, essa ‘capa’ aumentou a área coberta. Dessa forma, concedeu espaço para varandas até mesmo nas laterais do volume principal.

Casa Bonanza - Tom modernista
O bloco principal acomoda sala íntima, três quartos e cozinhaFoto: Guto Delgado

Tanto as fachadas do bloco principal quanto as do anexo foram feitas de cimento queimado natural. “Propusemos a utilização desse material por conta da sua textura, que combina com a natureza exuberante do local”, afirmam Mafra e Pereira.

Lazer aberto

No anexo gourmet da Casa Bonanza, a proposta foi demolir a cobertura existente para a realização de um novo conceito espacial. De acordo com os arquitetos, o escritório procurou seguir vestígios modernistas, com a criação de vãos livres.

Assim, o bloco – carinhosamente chamado pelos moradores de “submundo” – foi construído a partir de uma grande laje de 35 metros, apoiada por pilotis circulares e assentada numa laje de piso da mesma extensão da superior.

Na descrição de Mafra e Pereira, trata-se de “um volume simples e ortogonal, que busca a relação interpessoal dos usuários através de uma grande área de lazer”. Além disso, ele integra uma das joias do proprietário: o eucalipto marmorizado que rasgou a estrutura de concreto e trouxe vida ainda mais vida ao espaço.

Fornecedores desta obra

Escritório

Estúdio Casa G1 projeto(s)

Local: PA, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow Desenhos e plantas

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo