> > > Hotel Spa NauRoyal

Hotel Spa NauRoyal

Hotel Spa NauRoyal
Um conjunto de atitudes sustentáveis, priorizadas desde a construção, determina o partido arquitetônico da obra do escritório GCP Arquitetos Foto/Imagem:Nelson Kon

Natureza preservada

A simplicidade da atmosfera praiana e contemporânea e a sustentabilidade somada ao requinte de um hotel boutique – com design privilegiado e atendimento personalizado – são atributos do Hotel Boutique NauRoyal, com cerca de 950 m² de área construída, na Praia de Camburi, em São Sebastião, São Paulo. “Além de linhas arquitetônicas simples, a edificação tira partido da paisagem natural por meio de cores claras, leveza estrutural e soluções sustentáveis”, reforça o arquiteto Sérgio Coelho, do GCP Arquitetos. Exemplo disso são as grandes aberturas protegidas por terraços‐brises, que emolduram a montanha em frente à fachada da rua e, na direção oposta, evidenciam a vista da praia.Além de linhas arquitetônicas simples, a edificação tira partido da paisagem natural por meio de cores claras, leveza estrutural e soluções sustentáveisSérgio Coelho “Os terraços‐brises são caixas em balanço, com estrutura de aço, fechadas por ripado de madeira, que funciona como importante elemento de sombreamento”, expõe Sérgio. Deques de madeira itaúba certificada nos mezaninos das suítes também amenizam a transferência de calor. O partido arquitetônico é dividido em dois blocos de plantas retangulares – o da rua e o da praia – separados por um jardim/lobby interno. Nele, a escada conecta os três pavimentos: subsolo, térreo e primeiro andar.

Estrutura

No térreo, recepção, lounge, sanitários, cozinha, apoio e área de café da manhã estendem-se ao bloco da praia. Nele, estão o lobby com ligação ao bloco da rua, o bar e quatro apartamentos – um deles adaptado às necessidades de PNE. O lobby e o bar dão acesso aos deques, às piscinas, aos jardins externos, espelhos d’água, gazebos e à praia. No piso superior, onze apartamentos possuem terraços‐brises e deque-jardim na cobertura, com vista privilegiada para a montanha, sendo que cinco dessas acomodações também possuem um mezanino de estar. No bloco da rua, o subsolo abriga spa, sauna, back of house, garagem, sala de utilidades, acesso de funcionários e um jardim.

Hotel Spa NauRoyal - Natureza preservada
A pintura dos muros é feita com tinta mineral. A externa e interna com tinta solúvel, à base de água, que minimiza a utilização de produtos químicos. Os vidros das varandas são recicladosFoto: Nelson Kon

Sustentabilidade de recursos naturais

A integração de elementos arquitetônicos, sistemas hidráulicos, de iluminação e climatização faz parte do conceito do Hotel Spa NauRoyal. Nele, o abastecimento de água pressurizado evita a construção de grandes reservatórios em uma altura acima do partido arquitetônico, o que preserva a vista de todo o entorno. O sistema de aquecimento de alta eficiência é solar, com o apoio a gás apenas para os dias de menor eficiência do sol. A iluminação de LED economiza 80% no uso de eletricidade. Há em todos os apartamentos o reúso da água do banho e das pias, após tratamento e filtragem, Os terraços‐brises são caixas em balanço, com estrutura de aço, fechadas por ripado de madeira, que funciona como importante elemento de sombreamentoSérgio Coelho nos sistemas de irrigação de jardins. Já o tratamento de esgotos independente devolve a água limpa e filtrada para o meio ambiente. Nos banheiros foram instalados válvulas de descarga com acionamento limitado de 3 e de 6 litros e economizadores de vazão nas saídas das torneiras. Até o porcelanato que reveste o ambiente tem tecnologia sustentável. O arquiteto explica que por ser prensado, ele não passa pelo processo de queima. O aço corten (naval) está presente nas varandas, escadas e estruturas do mezanino, agindo como uma proteção antiferrugem natural. As esquadrias em PVC proporcionam isolamento térmico e acústico, o que ameniza o uso do sistema de ar-condicionado central. Este, além de baixo consumo, utiliza gás ecológico que não afeta a camada de ozônio.

Paisagismo

Nos jardins, mais de 900 m² de espécies – helicôneas, primaveras, cluseas, coqueiros, pitanguinhas, gardênias entre outras – fazem parte do paisagismo de Marcelo Bellotto. A composição também foi valorizada pela linha de vasos “Vasos da Terra” em tons terrosos, que criam um ambiente rústico e moderno, agregando personalidade ao projeto. A equipe da GCP Arquitetos recebeu o prêmio “Melhor da Arquitetura 2011 – categoria: Hotelaria” da revista Arquitetura e Construção. O Spa NauRoyal também foi nomeado o hotel sustentável do ano 2013, pelo guia 4 Rodas.

Escritório

GCP Arquitetura13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Área do terreno: 1.500
Área construída: 950

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow Desenhos e plantas

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo