> > > Carandá Vivavida Educação

Carandá Vivavida Educação

Carandá Vivavida Educação
O desafio de acomodar o extenso programa em um terreno com área inferior à que a escola ocupava no antigo endereço levou à verticalização da edificação. Inspirado nas origens da Carandá Vivavida Educação, o projeto tira partido de um pátio central Foto/Imagem:Daniel Ferrer, Claudio Inserra e Felippe Duca

Pluralidade escolar

O desafio de acomodar o extenso programa em um terreno com área inferior à que a escola ocupava no antigo endereço levou à verticalização da edificação. Inspirado nas origens da Carandá Vivavida Educação – cujo compromisso é formar alunos engajados e com visão de futuro – o projeto tira partido de um pátio central, que dialoga com a cidade e permite a integração visual entre todas as etapas do ensino

Com inauguração prevista para a segunda metade de 2021, o empreendimento BTS – “built to suit” – foi idealizado pela incorporadora Patrimônio e o escritório Königsberger Vannucchi sob medida para a Carandá Vivavida Educação.

Áreas livres, integração com o entorno e entre os ambientes, e um extenso e complexo programa de necessidades – que deveria atender do berçário ao ensino médio – eram algumas das premissas. O desafio de responder a todas essas demandas em um prazo rigoroso e, otimizando custos, se somou ao lote de 3.294,08 m² – metragem inferior à que a escola ocupava em seu antigo endereço.

A resposta foi a verticalização. Posicionada perimetralmente ao terreno, a edificação tem seu programa setorizado de forma radial. Séries primárias estão dispostas no térreo, próximas ao acesso, sequenciadas horizontal e verticalmente conforme o desenvolvimento das etapas de ensino.

O coração do projeto pulsa em um grande pátio central, que acomoda os espaços de uso comum, propicia o convívio entre os alunos e integra visualmente os ambientes. Além de ser permeável aos olhos da sociedade, o grande vão conecta-se verticalmente com as demais áreas livres dos pavimentos.

O coração do projeto é um pátio central que propicia o convívio e integra visualmente os ambientes Foto: Daniel Ferrer, Claudio Inserra e Felippe Duca

Na cobertura estão as quadras esportivas, com fechamento em gradil. Além de conferir mais leveza ao conjunto, o posicionamento foi condicionado à melhoria da eficiência acústica. Estacionamentos e áreas técnicas, por sua vez, foram acomodados em dois níveis de subsolo.

A escolha das instalações e do sistema construtivo (pré-fabricado de concreto) proporciona flexibilidade para adaptações e evoluções futuras. As fachadas – que traduzem os conceitos de escalonamento e permeabilidade visual do projeto –, receberam cores e formas geométricas, dialogando com a comunicação visual.

Para melhoria da eficiência energética e garantia do conforto ambiental, o escritório levou em conta estratégias de sustentabilidade e conceitos da arquitetura bioclimática, como ventilação natural, resfriamento radiante noturno, captação de energia solar, reuso de água pluvial e cobertura verde. Usou, ainda, chapas metálicas expandidas como brises sobre os caixilhos, contribuindo para o conforto térmico dos espaços internos.

Assim como materiais e mobiliário instigam interações e atividades lúdicas, o paisagismo é de extrema importância para a integração do exterior com o interior. Além disso, foram selecionadas espécies que contribuirão em ações pedagógicas.

Fornecedores desta obra

Forro acústico

Artesana

Forro de Gesso

Artesana

Escritório

Königsberger Vannucchi15 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2018
Área do terreno: 3.294
Área construída: 10.467

Tipo de obra:
Escolas

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo