> > > Apartamento GTZ

Apartamento GTZ

Apartamento GTZ
Materiais brutos e aparentes, predomínio da cor cinza e a sensação de inacabado conferem personalidade ao Apartamento GTZ, projetado pelo escritório Leonardo Ciotta Arquitetura Foto/Imagem:Cristiano Bauce

Traços industriais

Com linhas finas e puras e um conceito industrial, o Apartamento GTZ foge do convencional. O imóvel está localizado na cidade de Caxias do Sul (RS) e teve seu projeto assinado pelo escritório Leonardo Ciotta Arquitetura.

“Inspiramo-nos em projetos internacionais, como nos atuais apartamentos portugueses e espanhóis, que trazem detalhes sofisticados com uma mistura de algo inacabado”, comenta o arquiteto Leonardo Ciotta.

Integração como premissa

O elevador conecta-se diretamente ao apartamento, sem nenhum tipo de hall para segmentar os espaços. Da mesma forma, sala de jantar, sala de estar e cozinha se integram de forma harmônica. A varanda é separada por uma porta de correr de vidro, e a integração com a adega é comandada pelos próprios moradores, através do sistema de iluminação. Além disso, os vidros reflexivos ajudam a camuflá-la.

Uma das dificuldades do escritório em executar o projeto foi com a parede de concreto natural feita depois do apartamento praticamente pronto. Eles tiveram de moldar as placas externamente e depois erguê-las com grua.

“A construção do Apartamento GTZ durou dois anos entre projetos e execuções. Muitas soluções acabaram agregando qualidade e foram definidas com a obra praticamente finalizada”, relata o arquiteto.

Estilo industrial

Apartamento GTZ - Traços industriais<BR>
A cozinha é o elemento centralizador do projeto e está integrada aos ambientes de convivência e lazer como a sala de jantar e estar Foto: Cristiano Bauce

O projeto de interiores segue a linha industrial, com um toque inacabado, bruto. Tons de cinza e metálicos em conjunto com o concreto do piso caracterizam os ambientes. A cozinha é o elemento centralizador do projeto e está integrada aos ambientes de convivência e lazer.

O apartamento conta com uma ótima iluminação natural. Além disso, a iluminação artificial é setorizada de acordo com os ambientes utilizados e tem focos direcionais.

A vegetação está representada no jardim vertical (autoirrigável) localizado na área da sacada, fazendo composição com o sofá de cor azul e estrutura de madeira.

“O dormitório principal conta com suíte e ofurô, proporcionando uma experiência diferente de banho, além de uma vista incrível para o centro da cidade”, conta Ciotta.

Algumas das soluções tecnológicas são o assento do vaso sanitário (com aquecimento), a ducha embutida e o sistema de descontaminação por vapor.

Escritório

Leonardo Ciotta Arquitetura2 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 192

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo