> > > Vitat

Vitat

Vitat
Paleta de cores vibrantes, layout fluido e estética despojada marcam o projeto arquitetônico da empresa Vitat, em São Paulo. Por Macro Arquitetos Foto/Imagem:Ana Helena Lima

Corporativo vibrante

Chamados a executar o projeto da nova sede da startup Vitat, os arquitetos do escritório Macro sabiam o quanto era essencial que o trabalho traduzisse os pilares da empresa e refletisse sua identidade. Fundada em 2021, a startup atua no segmento de saúde e bem-estar e tem um perfil jovem e inovador.

Através do layout, do design e de uma paleta de cores criteriosamente definida, os arquitetos Carlos Duarte e Juliana Nogueira conseguiram representar essas características corporativas, criando um projeto contemporâneo, jovial e vibrante, capaz de acomodar com qualidade e conforto os 200 colaboradores da companhia.

Mas tinha um ‘porém’: as soluções apresentadas pelos arquitetos deveriam ser de baixo custo, respeitando um budget pré-estabelecido pelos clientes. Para tanto, foi aproveitado o máximo de itens do escritório anterior, como a bancada de trabalho, além de ter sido aproveitado o piso de ardósia natural, o que dispensou gastos com novos revestimentos.

A retirada do forro de gesso acartonado – que, antes, dava sensação de achatamento do pé-direito e prejudicava a qualidade acústica – também foi uma saída econômica, além de ter propiciado um efeito estético interessante, ao deixar toda a infraestrutura exposta.

“A solução com relação ao teto e ao piso com certeza marcaram a identidade do projeto e foi um elo interessante de confiança entre os clientes e o escritório, pois não era uma solução óbvia. Os clientes adoraram o resultado e acharam que essas soluções reforçaram a identidade de startup, de ser uma empresa um pouco ‘fora da caixa’”, relatam os arquitetos.

Laje dividida

O projeto arquitetônico foi idealizado para uma grande laje, localizada em um edifício no bairro paulistano de Higienópolis, com 400 metros quadrados de área construída. Como no centro dessa laje estavam os elevadores, os arquitetos optaram por projetar dois ambientes opostos.

De um lado, ficou a área de trabalho, com mesas coletivas e sala de reunião mais reservadas. Do outro, encontra-se um ambiente mais informal para uso diverso, com espaço de convivência, copa, área de vídeo game, exercícios e outra sala de reunião para encontros e palestras.

Foto da área social da Casa Vista, com foco na sala de jantar e sala de estar <span height= De um lado do escritório ficam as mesas de trabalho, num layout fluido e descomplicado. De outro, fica um ambiente mais informal para uso diverso, com espaços de convivência. Foto: Ana Helena Lima


Assim, ao acessar a pavimento da Vitat através dos elevadores, os visitantes têm dois caminhos a seguir: em direção às mesas de trabalho convencionais, ou a uma área destinada a encontros, descompressão e outras atividades.

A flexibilidade de parte do mobiliário – desenvolvido sob medida pelo Macro Arquitetos – é algo que chama a atenção no ambiente, a exemplo dos sofás em módulos rosa, que se adequam ao layout conforme a necessidade de cada momento.

À frente dos sofás, na área de convivência, destaca-se uma ilha circular em roxo, da qual sai a grande estrela do paisagismo: uma árvore Ficus Lyrata.

Mais personalidade através das cores

Um dos destaques do projeto arquitetônico da Vitat é justamente a sua paleta de cores. Nela, constam tons que reforçam a identidade da marca, como o roxo e o verde, presentes na logomarca.

O roxo foi destacado na ilha central e em itens de comunicação visual e pintura de paredes. O verde (numa tonalidade mais puxada para o neon) está em rodapés, eletrocalhas e tubulações aparentes no teto. “São detalhes sutis, mas que trazem identidade ao espaço”, comentam os arquitetos.

A cor rosa também é bastante usada, tanto no mobiliário como na pintura das janelas, onde é responsável pelo desenho de ondas, trazendo sensação de movimento ao espaço.

O amarelo também dá seu toque de alegria e frescor na parede da sala de reunião. Juntas, essas cores quebram a frieza do concreto e tornam os espaços mais vibrantes e cheios de personalidade.

 

Escritório

Macro Arquitetos2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2022
Conclusão da obra: 2022
Área construída: 400

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo