> > > MASP em Expansão

MASP em Expansão

MASP em Expansão
Assinado pelo METRO Arquitetos Associados, este arrojado projeto prevê um incremento de 6945 m2 na área do MASP, distribuídos em 14 andares de galerias, salas de aula, restaurante, loja e áreas de evento Foto/Imagem:Divulgação METRO Arquitetos

Mais espaço para a cultura

Assinada pelo escritório METRO Arquitetos Associados, a Expansão do MASP – um dos mais importantes museus do País – só poderia resultar em algo grandioso. Com a construção de um prédio anexo, sua área será aumentada em 6.945 m2, o equivalente a 66% da área expositiva do museu. Ao final da reforma, a área total do MASP será de 17.680 m2 – hoje são 10.485 m2.

Batizado de Pietro Maria Bardi, o novo edifício terá 14 andares, a serem ocupados por cinco galerias expositivas e duas multiúso, além de restaurante, bilheteria, loja, reserva técnica, salas de aula e laboratório de restauro.

“Pensamos em uma solução arquitetônica para expandir o espaço e atuação do museu equiparando a estrutura física à sua ambição institucional, transformando-o para as próximas gerações”, explica Martin Corullon, sócio do METRO ao lado de Gustavo Cedroni.

A entrega do novo complexo está prevista para janeiro de 2024 e sua construção será 100% financiada por doações de pessoas físicas.

O projeto arquitetônico é uma coautoria do METRO com Júlio Neves, arquiteto que ocupou o cargo de presidente do MASP por 14 anos (1995 a 2009) e é responsável pelo projeto legal do edifício.

Passagem subterrânea

Imagem da passagem subterrânea que interliga os subsolos do MASP e de seu novo anexo Foto: Divulgação METRO Arquitetos 

O projeto desenhado por Corullon e Cedroni inclui uma passagem subterrânea que conectará o primeiro subsolo do edifício anexo, a 3,25 metros abaixo da Avenida Paulista, com o primeiro subsolo do MASP, 5,10 metros abaixo do nível do vão livre. A solução já foi, inclusive, autorizada pela Prefeitura de São Paulo e publicada em decreto municipal.

O novo prédio terá os pavimentos junto ao chão totalmente transparentes, em diálogo com o vão livre, e os andares revestidos com chapas metálicas perfuradas e dobradas. Essa solução favorecerá a entrada de luz natural e possibilitará aos visitantes ter contato com as vistas da paisagem.

Uma transformação importante será a transferência da bilheteria para o edifício anexo, devolvendo ao icônico vão livre a sua utilização como praça pública, tal como defendido por Lina Bo Bardi, arquiteta modernista ítalo-brasileira que idealizou a atual sede do MASP.

Soluções sustentáveis

O projeto do METRO recebeu certificação LEED devido às soluções sustentáveis empregadas. Entre elas, destaque para o uso do LED em toda a iluminação e para o sombreamento proporcionado pela fachada dupla, reduzindo a carga térmica interna e aliviando o sistema de climatização.

Escritório

METRO Arquitetos Associados22 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2024
Área construída: 6.945

Tipo de obra:
Museus

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo