> > > Residência Porto Rico

Residência Porto Rico

Residência Porto Rico
Situada em uma rua sem saída no coração do Jardim América, em São Paulo, a Residência Porto Rico foi projetada para um casal e seus dois filhos desfrutarem dos momentos em família Foto/Imagem:André Mortatti

Núcleo particular

Assinada pelo MPA Pedreira de Freitas, a reforma da Residência Porto Rico buscou valorizar o convívio familiar, mas com todo o cuidado para não interferir na individualidade dos moradores – um casal com dois filhos.

O escritório de arquitetura buscou trazer mais fluidez à morada – que conta com 478 m² de área –, adequar os recuos consolidados da casa preexistente e fazer acréscimos de área nos perímetros permitidos pela legislação.

A galeria de entrada, que conta com pé-direito duplo e obras brasileiras contemporâneas, encaminha os moradores e visitantes para a varanda, piscina e áreas sociais que, na nova disposição, ficaram voltadas para o pátio central e para os jardins, podendo funcionar como um amplo espaço comum. O jantar agora integra-se com a copa e a copa com a cozinha, possibilitado um uso isolado da área para preparo de refeições.

A escada em madeira freijó, com seu peitoril de vidro que parece flutuar, leva para a área íntima. No piso superior, uma passarela metálica com piso ripado, também em madeira freijó, recebe quem chega da escada e interliga o escritório e a suíte do casal com as suítes dos filhos.

Quatro anos depois da obra, uma piscina foi implantada. Os arquitetos optaram por colocar um grande espelho no muro dos fundos, dando a sensação de continuidade e profundidade Foto: André Mortatti

Na reforma, os moradores solicitaram a implantação de uma piscina que compusesse com o projeto paisagístico, o qual faz uso abundante de plantas nativas. Para trazer sensação de continuidade e amplitude a esse ambiente, os arquitetos recorreram a um truque certeiro: colocaram um grande espelho no muro dos fundos. Estrategicamente posicionado em frente à sala de jantar vedada por grandes planos de vidro, o elemento proporcionou um espaço virtual que se mimetiza com o real, amplo, integrado e agradável.

Os acabamentos escolhidos seguem paleta de tons terrosos e demandam manutenção fácil e reduzida. Já os materiais são os mais naturais: tijolo aparente, madeira, alumínio, vidro, concreto. Em destaque, granilha fulget, piso de mosaico português repicado e mármore travertino romano completam a proposta do projeto.

Escritório

MPA Pedreira de Freitas Arquitetos2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área construída: 478

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo