> > > Casa Calha

Casa Calha

Casa Calha
A Casa Calha contempla conceitos da arquitetura contemporânea e suas qualidades funcionais, técnicas e estéticas Foto/Imagem:Alexandre Rögelin Prass

Construção econômica que difere

Enquadrada no programa Minha Casa, Minha Vida, a Casa Calha foi projetada pelo escritório naE - Núcleo de Arquitetura Experimental com conceitos contemporâneos e qualidades funcionais, técnicas e estéticas, apesar do orçamento restrito – R$ 80.000 era a quantia de que os proprietários dispunham para a compra do terreno e construção.

O projeto arquitetônico da residência – inserida em um lote de 360 m² na cidade de Guaíba (RS) – buscou se valer de estratégias alinhadas às limitações de um programa de habitação popular. “O baixo valor disponível para a construção exigiu rapidez na escolha dos materiais, técnicas construtivas e otimização do layout dos espaços”, contam os arquitetos Alexandre Prass, Filipe Santos e Pedro Felix.

Construção singela

O nome Casa Calha vem da ampla calha em concreto localizada no eixo central do projeto, que contorna toda a construção em pé-direito duplo de 2,10 m, responsável pela ligação de todos os ambientes.

Os planos de levantamento da residência consistiram nas seguintes fases: construção simples e adaptação de telhados com coletores de água da chuva; eliminação de vigas internas, pois as portas são apoiadas na calha; e ampliação de novos ambientes que forem embutidos ao longo do eixo e da calha.

Casa Calha - Construção econômica que difere
Mesmo com a proposta de custo baixo por metro quadrado, a casa otimiza os espaços e os materiais escolhidosFoto: Alexandre Rögelin Prass

Como os proprietários queriam uma casa reservada, sem aberturas para o lado da rua, os arquitetos voltaram-na para os jardins externos. “Eles integram todos os espaços e ampliam as áreas internas, alternando a percepção de funções isoladas e permitindo ao conjunto grandes áreas de convívio”, completam os sócios.

Personalidade estrutural

Mesmo com a proposta de baixo custo, o projeto da Casa Calha otimiza os ambientes e os materiais escolhidos, proferindo sofisticação à arquitetura de mão de obra local com criatividade de arranjos e acabamentos. O estudo detalhado de aproveitamento para a construção permitiu eliminação de recursos dispensáveis, resultando em ações customizadas.

A estrutura da casa é neutra, de maneira que não interfere na decoração dos moradores e conserva seu estilo. Nos fundos, foi adicionada uma cobertura para a lavanderia e uma garagem em madeira para o carro.

Para os arquitetos, os espaços criados com qualidade são o diferencial para a residência de baixo custo. “Esta pequena casa, construída economicamente, possibilitou uma arquitetura diferente sem a necessidade de soluções padrões”, concluem.

Fornecedores desta obra

Escritório

naE - Núcleo de Arquitetura Experimental2 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 360
Área construída: 69

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo