> > > Casa Abóbada

Casa Abóbada

Casa Abóbada
Projetada pelo escritório Obra Arquitetos, a Casa Abóbada fica em São José dos Campos (SP) e é marcada por uma solução estrutural imponente: um teto no formato de abóbada, construído em concreto aparente Foto/Imagem:Nelson Kon

Arco que acolhe

Texto: Naíza Ximenes

Projetada pelo escritório Obra Arquitetos, a Casa Abóbada fica em São José dos Campos (SP) e é marcada por uma solução estrutural imponente: um teto no formato de abóbada, construído em concreto aparente. A morada fica em um terreno de 545 metros quadrados e ganhou estilo contemporâneo com um toque moderno.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

O teto abobadado é o grande destaque do projeto. Compondo toda a área social — onde estão o hall de entrada, a cozinha, a sala de estar e a de jantar —, a cobertura define o ambiente central da casa, responsável por conectar os três blocos adjacentes da casa térrea.

O primeiro bloco, voltado para a rua, contém dois quartos e um banheiro, enquanto o segundo bloco abriga uma suíte maior. No terceiro bloco, encontram-se a lavanderia, o depósito e o espaço para os equipamentos de cozinha.

Funcionalidade e conforto

Além de proporcionar amplitude à casa ao servir como um vão livre na área de uso coletivo, a abóbada também se destaca por outros motivos.

A primeira delas é o material utilizado para revesti-la. Construída em alvenaria estrutural e laje de concreto aparente, a estrutura utiliza poucos revestimentos — uma solução que resulta em uma obra econômica, funcional, e ainda proporciona um design moderno, sóbrio e suntuoso.

Foto da área social da Casa Abóbada, com foco na cozinha e sala de estar<span height= O design é definido por materiais e paleta de cor sóbrios e neutros, garantindo um aspecto moderno ao projeto 


Essa escolha de materiais e técnicas de construção também garante um ótimo desempenho acústico, outro destaque do projeto. Isso porque a distribuição dos espaços, aliada ao uso de concreto armado, alvenaria estrutural, caixilhos de madeira e vidro laminado, proporciona um excelente isolamento acústico — uma alternativa que garante um ambiente tranquilo e confortável, mesmo estando próximo à rua.

As aberturas estrategicamente posicionadas para permitir uma ventilação cruzada abundante e uma iluminação natural eficiente também são responsáveis pela grande eficiência térmica do projeto. Essa abordagem não só reduz a necessidade de iluminação artificial durante o dia, como também ajuda a manter a temperatura interna agradável ao longo do ano.

O projeto da Casa Abóbada ainda é marcado por uma acessibilidade significativa, descrita como um aspecto fundamental do projeto pelos arquitetos. Por ser uma casa térrea, a residência oferece facilidade de circulação para todos os moradores, independentemente de suas capacidades físicas. O pouco desnível entre os espaços é vencido por uma rampa localizada na parte nordeste da planta, garantindo que todas as áreas da casa sejam acessíveis.

O jardim, por sua vez, desempenha um papel importante na privacidade e no conforto dos moradores. A vegetação densa oculta a vista da fachada voltada para a rua, criando uma barreira natural que protege os quartos posicionados nesse bloco.

Confira outros projetos de Obra Arquitetos:

Fornecedores desta obra

Escritório

Obra Arquitetos13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2021
Conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 515
Área construída: 265

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo