> > > Edifício Jcândido

Edifício Jcândido

Edifício Jcândido
Com projeto arquitetônico assinado pelo escritório gaúcho Oficina Conceito Arquitetura, o belo Edifício JCândido chama a atenção por sua fachada com brises deslizantes Foto/Imagem:Rodolpho Reis

Brises que encantam

O projeto arquitetônico assinado pelo escritório Oficina Conceito Arquitetura trouxe diversidade à rua Zamenhoff, em Porto Alegre (RS). Com seus brises deslizantes, é quase impossível não notar a fachada do Edifício JCândido ao transitar por ali.

O time de arquitetos, formado pelos profissionais Rafael Kopper, Anna Falkenberg Muller, Maurício Ambrosi Rissinger, Daniel Dagort Billig, Guilherme Nogueira e Tiago Scherer, organizou todo o programa da edificação com base nas limitações da largura do lote de 13,5 m².

A premissa foi projetar uma edificação com recuos laterais e que garantisse luz e ventilação cruzada por todas as unidades habitacionais. “A partir desses recuos exploramos o maior lado do terreno, que tem 47 m de profundidade. Isso garantiu que criássemos um corpo para o prédio de 7 m de largura, proporcionando uma boa estética com relação à altura”, comentam os profissionais.

A fachada do Edifício JCândido ganhou uma identidade sensorial que passa por todas as áreas condominiais, começando na garagem e se estendendo até a circulação de acesso aos apartamentos. O painel em grafite foi desenvolvido pela Paxart Produtora de Arte para receber os moradores e seus visitantes em uma atmosfera despojada.

Espacialidade interna

Foram distribuídas duas unidades por andar no pavimento “tipo”, centralizando o volume de circulação. Os dois últimos pavimentos foram reservados para as duas coberturas dúplex. Ao todo, o prédio ganhou dez apartamentos, que variam entre 94 m² e 154 m² privativos.

Além disso, o projeto conta com um subsolo, destinado à garagem, e um térreo, por onde é feita a entrada principal dos moradores e convidados. Ao fundo, foram dispostas mais algumas vagas para automóveis, na intenção de permitir mais conforto por suas vantajosas dimensões.

Ao fundo do terreno foram dispostas algumas vagas para os automóveis, na intenção de permitir mais conforto por suas vantajosas dimensões Foto: Rodolpho Reis

A planta dos dormitórios foi organizada de maneira flexível, da mesma forma que o tamanho dos apartamentos, permitindo a opções de um, dois ou três quartos.

Para os dormitórios voltados para a fachada dos fundos, foi projetada uma sacada que aumenta a incidência do sol leste. Já para os que estão na frontal, a mesma sacada faz uma transição da sala de estar ao ambiente externo e recebe os raios solares da tarde, com a incidência controlada pelos brises deslizantes.

Brises deslizantes

O sistema de brises deslizantes que desenha a fachada frontal do Edifício JCândido foi montado com três painéis móveis por andar de 1 m de largura cada. As ripas foram fixadas equidistantes e paralelas entre si, com espaçamento igual à sua menor dimensão.

“Buscamos identificar a estética desses painéis com a árvore Jerivá, preservada no recuo do jardim do terreno, tendo a naturalidade como premissa na definição das cores dos seus elementos”, contam os arquitetos.

Ficou decidido, assim, que o alumínio receberia pintura eletrostática padrão amadeirada, pois, além de sua leveza e facilidade de manutenção futura, facilita não só a vida dos moradores, mas também garante uma estética duradoura para a fachada.

Os materiais escolhidos para compor o projeto deveriam ser todos de fácil manutenção, resistência a impactos e a intempéries. Para as áreas condominiais, foram aplicados granito polido, porcelanato e mosaico de vidro. As fachadas receberam chapa perfurada em aluzinc, pastilhas cerâmicas e alumínio.

Escritório

Oficina Conceito Arquitetura13 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2017
Área do terreno: 620
Área construída: 1742

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo