> > > Shappa Burger

Shappa Burger

Shappa Burger
Um espaço vibrante, despojado e carregado de influências indígenas. Assim é o projeto do Shappa Burger, assinado pelo escritório Paola Cimarelli Landgraf Arquitetura Foto/Imagem:Fernando Crescenti

Prestígio à cultura indígena

Com nome inspirado no dialeto indígena “trovão vermelho”, o Shappa Burguer está presente na cidade de Leme (SP). Em 2018, os proprietários convidaram o escritório Paola Cimarelli Landgraf Arquitetura para desenvolver um projeto arquitetônico que carregasse influências indígenas criando um clima de curiosidade e contemplação.

A proposta da casa é bem clara: uma hamburgueria artesanal em um espaço que apresenta na decoração elementos e costumes da cultura referenciada. Além disso, os proprietários também precisavam aguçar as sensações dos clientes a partir dos próprios ambientes da casa.

A reformulação exigiu a idealização de uma cozinha adaptada à produção dos lanches e sanitários acessíveis. “Nossa maior dificuldade – por se tratar de uma reforma – foi a adaptação da área da casa de gás. Como solução, armários ao longo do recuo que disfarçam as tubulações”, explica a arquiteta Paola Cimarelli.

O projeto conta com 180 m² implantados em um terreno estreito. Com isso, a equipe de Paola optou por inserir a cozinha aos fundos e interligar o espaço com o salão principal através de um corredor largo – também utilizado como apoio no atendimento aos clientes.

Os objetos que remetem à cultura indígena modernizaram os ambientes Foto: Fernando Crescenti 

Toque indígena

No Shappa, o escritório explorou objetos de decoração, como bambus, espécies de vegetação, quadros com pinturas indígenas, cocar, borduna, maracá e arco e flecha. No quesito materiais, madeira, concreto aparente e bambu se destacam. Todos esses elementos ficam ainda mais em evidência por conta da iluminação, ora intensa ora intimista, já que a ideia era criar um clima de curiosidade e contemplação em uma experiência única aos clientes.

As mesas bistrôs com tampos de placas cimentícias que compõem o ambiente externo foram desenhadas pela arquiteta exclusivamente para o projeto. Para a cobertura, telhas metálicas deram um toque industrial. Já nos banheiros, as cubas de pedra e a madeira petrificada foram acomodadas sobre o mármore retroiluminado.

“É um projeto bem provido de cores vibrantes! Eu esperava me cansar, mas pelo contrário, esses ambientes estimulam muita alegria e criatividade”, conta a arquiteta.

Marcando a passagem da área externa para a interna, o público é surpreendido pela fachada composta por uma trama metálica que faz o fechamento do estabelecimento. Ainda na área externa, uma parede de pedras protegidas por uma tela metálica e um caminho de pedras realçam a área das mesas ao a livre.

Escritório

Paola Cimarelli Landgraf Arquitetura - Design7 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 180

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo