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Wunderman

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Após comprar a empresa pmweb e dois andares de um prédio corporativo, a Wunderman precisava de uma nova sede que comportasse as duas empresas e traduzisse o universo da comunicação Foto/Imagem:Rafael Renzo

Comunicação ao pé da letra


Dois andares de um edifício comercial de São Paulo foram reformados pelo Pitá Arquitetura para receber as empresas Wunderman, uma agência digital que faz parte da Young & Rubicam Brands, e a pmweb, companhia voltada para marketing e arrematada pela Wunderman em 2017.

“Como duas corporações ocupariam o espaço, tínhamos o desafio de criar ambientes diferentes, porém com uma linguagem parecida, como se vê nas duas recepções, situadas uma em cada andar”, conta a arquiteta Mariana K. Pinheiro, do Pitá. Partindo daí, Mariana comenta que a maior intervenção feita foi a abertura da laje para instalação da escada de comunicação entre os escritórios.

Digital impresso em cada cantinho

“O projeto tinha como inspiração o caráter urbano e contemporâneo das grandes cidades. No mundo das mídias digitais tudo muda muito rápido, e o projeto deveria refletir não só a velocidade de informação, o trabalho colaborativo e a co-criação”, comenta Pinheiro.

O dinamismo dessa atmosfera cheia de criatividade foi colocado nas paredes – em cores alegres e texturas diversas –, no mobiliário – distribuído pelo espaço para uso individual ou coletivo – e em mensagens reflexivas espalhadas por todo o ambiente. “Nosso objetivo com esse projeto era inspirar a criatividade e a participação de todos, possibilitando a escolha e a necessidade de trabalho de cada um”.

Outra característica notável na Wunderman é a biofilia, visível em grande parte na marcenaria, que é feita em pinus, nos vasos com vegetação espalhados pelos espaços, nos canteiros com seixos e na horta vertical, contrastando com o skyline urbano visto através dos panos de vidro da fachada.

O town hall é o espaço de encontro de ambas empresas Foto: Rafael Renzo 

Conexão

Mariana considera o ponto alto do programa o town hall, espaço com balanço, espreguiçadeiras, vending machines, sofá, poltronas, mesinhas e mesas compridas coletivas. Nesse local, a criatividade é que manda, pois está preparado para receber eventos, reuniões informais ou ser palco de momentos de descanso. Além disso, é um ponto de encontro entre os colaboradores de ambas empresas.

A escada também é um facilitador para a convivência entre os colaboradores que se deslocam verticalmente sem sair da área privativa do escritório.

“Nas áreas públicas a nossa intenção era trazer um caráter mais urbano e contemporâneo da cidade, e o concreto traduzia da melhor forma este conceito”, explica a arquiteta. Para reforçar o conceito cosmopolita, a iluminação é cênica e aparente.

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Escritório

Pitá Arquitetura8 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 2.200

Tipo de obra:
Agências de publicidade
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

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