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Escola Educar II SESC

Escola Educar II SESC
O projeto da Escola Educar II SESC é formado por um extenso complexo que acolhe os usuários e visitantes Foto/Imagem:Igor Ribeiro

Complexo de atividades educacionais

Com uma experiência muito rica em projetos educacionais, o escritório Rede Arquitetos foi convidado a projetar a Escola Educar II SESC, situada em Fortaleza (CE).

O complexo foi estudado dentro de uma lógica de racionalização dos materiais, coordenação modular e industrialização da construção – da estrutura às vedações –, facilitando o processo de obra e diminuindo os prazos de execução.

Com mais de 14.000 m², o projeto previu maior integração entre os alunos e grandes espaços que priorizam o acolhimento e estimulam a criatividade.

Espaços intencionais

O desejo da diretoria era um layout fluido composto por blocos didáticos (para ensinos infantil e fundamental I e II), um auditório, um bloco para atividades extracurriculares, um refeitório e a reforma do ginásio preexistente – uma capela, um ginásio e uma edificação antiga que foi demolida para a construção do novo edifício.

Os edifícios se distribuem não como blocos isolados, mas como um sistema regido pela lógica construtiva e distribuição programática. Sua implantação ocupa os vazios das estruturas existentes no terreno, distribuindo o programa, conectando os acessos e direcionando os fluxos.

O bloco didático, de maior área, ocupa o acesso principal a oeste e marca a entrada. A partir dele, o fluxo interno vai se distribuindo para as demais partes do programa, com o acesso de serviço acontecendo mais a sul a partir de um dos acessos secundários.

Essa ocupação do terreno, por sua vez, se dá de forma porosa, criando vazios que geram pátios internos e marcando acessos com angulações que quebram a rigidez da malha estrutural.

A convivência surge como condicionante e norteador da distribuição do programa de necessidades. Segundo os arquitetos, tão importante quanto os espaços construídos, foram os vazios criados, que foram os responsáveis por ambientes de convivência. O pátio interno, onde se encontra a rampa e o extenso parque linear na porção norte do terreno, une os diferentes setores do complexo escolar.

Cores marcantes

Todos os espaços foram pensados para serem bem-sinalizados Foto: Igor Ribeiro 

A coloração do prédio entra como um elemento central, que demarca os acessos, diferenciando-os das demais partes do programa, além de atuar como um guia dentro da neutralidade do branco que predomina nos espaços.

A estrutura metálica foi pensada a partir da modulação de 1,20 m e vence os grandes vãos, sobrepondo peças para a montagem dos espaços internos, com as lajes steel deck sobre vigas metálicas e forros tipo colmeia, além das segundas peles de brises horizontais que protegem os ambientes internos da insolação direta e criam um padrão para o invólucro do edifício.

Clima confortável

O conforto térmico foi proporcionado graças à ventilação natural nos ambientes de circulação vertical e horizontal. Além disso, os pátios criados trazem a vegetação para dentro do edifício, melhorando a umidade do ar.

Assim, o bem-estar dos alunos, professores e funcionários é garantido por ambientes ergonomicamente confortáveis, com abundante entrada de luz natural e ventilação, e reforçado pela estreita relação entre espaços construídos e áreas verdes de socialização. As salas de aula possuem esquadrias nas paredes opostas, permitindo a ventilação cruzada e evitando acúmulo de CO2 nos seus ambientes internos.

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Escritório

Rede Arquitetos5 projeto(s)

Local: CE, Brasil
Conclusão da obra: 2022
Área construída: 14.000

Tipo de obra:
Escolas

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow Desenhos e plantas

    Ficha Técnica

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