> > > Pousada Na Tribus

Pousada Na Tribus

Pousada Na Tribus
O estilo contemporâneo com linhas simples, leveza aparente e tons neutros promove o equilíbrio no contraponto madeira-concreto Foto/Imagem:Valdemir Bitencourt

Leve e elevada

O que era para ser um simples aumento na quantidade de quartos da pousada Na Tribu’s, localizada na Praia do Rosa, SC, acabou se transformando em uma mudança radical que agregou mais design e originalidade à construção. A ideia original era construir mais oito suítes diferenciadas e independentes apenas para atender casais, um público crescente na região, sendo quatro delas com banheira SPA. “Mesmo com o limite do terreno, esses novos apartamentos teriam que ter privacidade, preservar a perspectiva para o verde do morro localizado em frente, além de ter, pelo menos, uma vaga de garagem coberta por suíte”, explica a arquiteta Rosane Nolasco Leitzke.

Desenho inteligente

“O projeto foi concebido nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 e a obra começou em abril do mesmo ano, sendo concluída no início de dezembro passado. As demandas apresentadas pelo cliente foram supridas desde a apresentação do estudo preliminar, com uma proposta inovadora, bem diferente da pousada existente”, conta a profissional, que propôs respeitar o desnível do terreno fazendo dois blocos, cada um com quatro suítes.

O bloco das suítes com SPA ficou na parte mais alta, pois seriam as suítes mais privilegiadas e com isso ficariam com a melhor vista. O bloco com as suítes menores ficou logo abaixo, sendo separado pelo acesso dos automóveis ao bloco superior. Para suprir a necessidade de privacidade entre os apartamentos, eles foram dispostos de forma escalonada, e isso só foi possível acompanhando as curvas de nível do terreno e colocando as portas de acesso voltadas para a lateral do lote. A construção elevada sobre pilotis permitiu instalar a garagem abaixo de cada apartamento. Com eles, as varandas puderam ficar em balanço.

Conforto em todos os sentidos

Brises retráteis de madeira itaúba executados pela equipe de obra foram instalados para garantir um melhor conforto térmico, impedindo a entrada direta do sol nos quartos pela manhã. A presença de telas contra insetos permite ventilação constante durante o verão. A eficiência acústica era outro item importante que exigia atenção, devido ao fato de haver quatro suítes geminadas em cada bloco. Portanto, entre cada suíte as paredes são duplas com isolamento de isopor. Nas suítes que ficam nas extremidades dos blocos, janelas laterais ajudam na ventilação cruzada, já nas suítes sem laterais livres, claraboias ajudam na iluminação natural. Em todas, as telhas pintadas de branco refletem os raios solares e diminuem a temperatura nos ambientes internos.

Construção sólida

A fundação foi determinada em sapatas para suportar estrutura e método construtivo convencionais, realizados com concreto armado e fechamento com bloco cerâmico de nove furos assentados na dimensão da sua largura, de forma que a parede pronta ficasse com 18 cm. A diferença ficou por conta da utilização de pilotis na área de garagens cobertas, feitos com o uso de tubos de PVC com diâmetro de 25 cm.

Escritório

Rosane Leitzke Arquitetura & Construção4 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 4.464.69
Área construída: 484.20

Tipo de obra:
Pousadas
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo