> > > Casa Barra

Casa Barra

Casa Barra
O clima leve e a conexão com a natureza fizeram da Casa Barra uma morada perfeita para quem deseja se entregar ao lazer e ao descanso Foto/Imagem:Edgard Cesar

Refúgio sereno

Apreciadores da natureza, os moradores da Casa Barra – ele português e ela brasiliense – convidaram o time do SAINZ arquitetura para idealizar uma morada que marcasse a nova fase da família – a espera do primeiro filho.

“A nossa intenção foi materializar um projeto arquitetônico que atendesse em tamanho construído – 295 m² –, soluções eficientes, correta orientação volumétrica das áreas internas, ventilação e iluminação naturais e um boas práticas arquitetônicas”, conta o arquiteto Eduardo Sainz.

Situada em um condomínio fechado em Brasília (DF) com casas adjacentes, a residência foi pensada para receber abundante iluminação solar em todos os ambientes e, ao mesmo tempo, proporcionar privacidade aos moradores.

Projetada em um único pavimento (térreo), a morada dispõe de uma suíte master e duas standard, salas de estar e jantar, área de serviços, sala de depósitos, área gourmet, cozinha, sauna e piscina com deck de madeira.

Da sala de jantar pode-se contemplar a área de lazer Foto: Edgard Cesar 

O mobiliário minimalista foi desenhado visando a flexibilidade de usos. Os arquitetos privilegiaram o design nacional com materiais e revestimentos práticos e tons terrosos que quebram a monotonia neutra e trazem a vegetação para dentro dos ambientes.

De todos os espaços é possível ter uma vista panorâmica da área externa, por meio do amplo painel de vidro. O elemento cria um contraste inteligente entre interior e exterior, dando leveza ao conjunto e possibilitando a entrada de luz natural e uma brisa que circula por toda a casa.

Os arquitetos valorizaram a ventilação cruzada e a iluminação natural, além da integração entre os ambientes internos e externos por meio do vidro, presente em praticamente todos os cômodos.

A cozinha, considerada o ambiente ideal para os moradores receberem seus convidados, se conecta com a piscina e com o deck. Além disso, se integra com a espaçosa sala de estar.

Uma paleta variada de materiais foi utilizada no processo de construção, incluindo madeira natural, concreto aparente, vidro, aço e ladrilho hidráulico, complementando a casa original construída nos fundos – também de autoria do escritório. Ao todo, a casa exibe uma austeridade definitiva em termos de volume e estrutura e é lindamente cercada por vegetação e flora local.

Escritório

SAINZ arquitetura23 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 295

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo