> > > Serasa Experian

Serasa Experian

Serasa Experian
Desenvolvido pelo escritório Starq Arquitetos Associados, o novo espaço de trabalho da Serasa Experian, em São Paulo, foi projetado para se adaptar ao ambiente pós-pandemia Foto/Imagem:Gabriel Neri Faim

Arquitetura orgânica

Texto: Naíza Ximenes

Desenvolvido pelo escritório Starq Arquitetos Associados, o novo espaço de trabalho da Serasa Experian em São Paulo foi projetado para se adaptar ao ambiente pós-pandemia. A empresa especializada em análise de crédito e dados no Brasil ganhou um ambiente que, além de reunir a equipe de colaboradores, agrega um espaço exclusivo para eventos.

Localizado no complexo Parque da Cidade, na zona sul paulistana, o novo escritório foi concebido utilizando a abordagem "design and build" — em português, projetar e construir. Inspirados pelo foco contemporâneo da Serasa Experian, os arquitetos se basearam no conceito do diagrama de Voronoi (uma maneira de dividir um espaço em regiões baseadas na proximidade dos pontos de dados), criando uma conexão fluida entre os ambientes.

Eles contam que um dos principais desafios foi a integração do auditório com as curvas orgânicas do ambiente. Estrategicamente projetado para se conectar a uma área de lounge externa, o auditório utiliza vidro inteligente para proporcionar flexibilidade e privacidade conforme necessário. Além disso, o projeto inclui salas de reunião reconfiguradas para oferecer maior flexibilidade, com elementos acústicos e forro personalizado.

Infraestrutura Completa: Ambientes Funcionais

O novo espaço conta com duas copas — uma menor para as salas individuais e outra maior para o auditório. A copa ampla está equipada com uma infraestrutura completa para diferentes formatos de eventos, incluindo uma cozinha semi-industrial para catering (um serviço que fornece comida e bebida personalizado para eventos) em ocasiões especiais.

Partindo da copa menor, que ganhou mobiliário na paleta de cores da identidade visual da Serasa, a estrutura é formada por uma grande sala multiuso, workspace decorado com grafite, auditório e copa maior.

sala de reunião com uma grande mesa em formato de U, na cor branca. O piso é de madeira e as portas laterais são de vidro. No teto, há várias fileiras nas cores rosa, roxa e azul. Entre elas, ficam as luzes de led><span height= Na sala multiuso, os destaques são a mesa em “U” e a estrutura colorida no teto


Na sala multiuso, há uma grande mesa em “U”, que permite que o apresentador transite entre os assentos. O destaque no espaço é a decoração no teto, com painéis coloridos (também na paleta de cores da empresa) e iluminação em LED entre as reentrâncias.

No workspace, o grafite em roxo, rosa e azul cria um cenário vibrante e descontraído. A tela de LED na parede, que interage com a arte, adiciona uma dimensão dinâmica à experiência visual, ao passo que o mobiliário fluido abriga almofadas para os colaboradores se sentarem — basicamente, uma arquibancada com iluminação de LED. O intuito era criar um espaço multiuso, adaptado para reuniões, palestras e apresentações.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Por fim, o auditório ganhou estruturas em madeira e paleta de cores dividida entre branco, marrom e cinza. Duas poltronas azuis compõem o espaço de apresentação e grandes janelas de vidro permitem a entrada de bastante luz natural no ambiente.

Confira outros projetos de STARQ Arquitetos Associados:

Escritório

STARQ Arquitetos Associados5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2022
Conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 630
Área construída: 630

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo