> > > Casa Falcó

Casa Falcó

Casa Falcó
A Casa Falcó está inserida em um terreno com declive em Sant Feliu de Guíxols, a cerca de 100 quilômetros de Barcelona Foto/Imagem:Divulgação Stemmer Rodrigues

Casa Falcó

A Costa Brava, na Espanha, é um destino turístico bastante valorizado por suas enseadas rochosas, pelas praias ensolaradas e pela vista estonteante do mar Mediterrâneo. Para proteger essa beleza natural, as administrações locais impõem rígidas restrições para as novas construções. O objetivo é permitir que o desenvolvimento urbano ocorra de modo controlado, sem comprometer a paisagem. Foi nesse contexto que os arquitetos do escritório brasileiro Stemmer Rodrigues projetaram a Casa Falcó, em um terreno em declive em Sant Feliu de Guíxols, a cerca de 100 quilômetros de Barcelona.

A primeira diretriz que pautou a concepção da casa de 1.075 m² foi criar um desenho que pudesse se mimetizar com o entorno. Ao mesmo tempo, era preciso atender o desejo do cliente que ansiava por uma construção com linguagem moderna e marcante. A solução para compatibilizar tais demandas se baseou em formas sóbrias, com grandes marquises em balanço, uma estrutura esbelta de concreto branco e linhas curvas em referência às ondas do mar.

A casa ocupa uma fração pequena do terreno de mais de 5 mil m². Em atendimento às exigências da legislação local, a planta se organizou em dois volumes interligados por uma sequência de painéis construídos com galhos de eucalipto. Funcionando como brises, o ripado sinuoso proporciona proteção contra a insolação. Ao mesmo tempo, ele permite o aproveitamento da luz natural que, ao longo do dia, cria diferentes jogos de luz e sombra nos ambientes.

Um dos blocos recebeu as áreas de convívio social com aberturas generosas para a vista. No segundo volume foram implantadas as suítes. Piscina, ofurô, sala de ginástica e mais suítes para hóspedes foram alocadas no pavimento inferior. Para aproveitar a melhor orientação solar, os ambientes mais nobres, como living e dormitórios, estão voltados para o sul.

 A cobertura da Casa Falcó prevê jardins com espécies nativas, suavizando a visão da construção por quem passa pela estrada morro acima. “O projeto é cercado de preocupações e ações para criar algo amigável com o entorno. Por isso mesmo, temos um volume tão horizontal, com linhas leves, e uma taxa de ocupação baixa”, explica o arquiteto Paulo Henrique Rodrigues, diretor-executivo do Stemmer Rodrigues.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Centro Comunitário Cambury, por CRU! Architects

Taj Brasília, por Studio Guilherme Bez

Moradias Infantis, por Aleph Zero + Rosenbaum®

Escritório

Stemmer Rodrigues14 projeto(s)

Local: BA, Espanha
Início do projeto: 2021
Área do terreno: 5.150
Área construída: 1.075

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo