> > > Talchá JK Iguatemi

Talchá JK Iguatemi

Talchá JK Iguatemi
O projeto da loja Talchá JK Iguatemi foi assinado pelo studio mk27, que buscou inspiração no milenar hábito de se tomar chá de povos ingleses e asiáticos Foto/Imagem:Romulo Fialdini

Influenciado por outras culturas

Ao projetar a loja Talchá do JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo, a intenção do studio mk27 era criar um olhar contemporâneo sobre as tradicionais casas de chá. Segundo a arquiteta Luciana Antunes, o projeto usou referências das culturas britânicas e asiáticas, procurando, contudo, considerar o contexto local.

"O estabelecimento está localizado em um shopping, que costuma ter uma atmosfera mais fria. Apesar disso, buscamos criar um clima aconchegante, com a organização da loja ao redor de um balcão central”, explica a profissional. No revestimento dos móveis, paredes e painéis de fechamento, o escritório usou madeira clara em profusão.

Para a arquiteta, embora beber chá nunca tenha sido algo da cultura brasileira, recentemente, a busca por uma vida saudável fez surgir no país um crescente interesse pelo produto. Para entender esse hábito e conhecer produtos da mais alta qualidade, o proprietário da rede – além da Talchá JK Iguatemi, outras duas unidades já foram abertas em São Paulo – viajou o mundo, provando blends exclusivos e chás clássicos e inovadores.

Layout sem interferência

As paredes foram revestidas e têm prateleiras que mostram os produtos, deixando o interior da loja livre. A iluminação de alguns nichos da estante valoriza o produto e é complementada por dimerização em alguns pontos.

“As prateleiras da Talchá JK Iguatemi, que ocupam todo o pé-direito duplo do espaço, remetem às tradicionais bibliotecas britânicas. Havia muito produto para ser exposto num espaço muito pequeno, então tiramos proveito do pé-direito”, relata Antunes.

Satisfeito com o resultado do trabalho, a arquiteta conclui dizendo: “o legal do projeto é que ele possibilita que os mais de 30 chás disponíveis possam ser olhados, cheirados e tocados. Eles ficam armazenados em pequenas caixinhas, dispostos com sua descrição”.

Escritório

Studio MK2745 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área construída: 62

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo