> > > Chicko

Chicko

Chicko
Celebrando a união de pessoas, momentos e sabores, o Chicko nasceu do objetivo de trazer a gastronomia lusitana para o Brasil. A convite dos sócios, quem assina o restaurante é o Superlimão Studio Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Fração lusitana em Campinas

Numa antiga casa do bairro Cambuí, em Campinas (SP), o amor pela culinária de Portugal foi concretizado. Unidos por um objetivo em comum – trazer a gastronomia lusitana para o Brasil –, dois amigos se inspiraram no restaurante Dom Duarte, em Leira (Portugal), para a criação do Chicko.

Nascido em 1984, o tradicional Dom Duarte serviu como referência para os parceiros de vida, que decidiram trazer o famoso frango suculento feito na brasa para o maior país da América Latina. E assim nasceu o empreendimento de modelo fast casual, feito para celebrar a união de pessoas, momentos e sabores, com uma pegada diferente comtemplada por alimentos naturais e processos artesanais.

A inspiração na tradição portuguesa foi inerente ao processo de concepção do Superlimão Studio, que trouxe azulejos com rendas e bordados numa releitura moderna para a antiga casa onde funciona o restaurante. Já na fachada vê-se um grande volume sobrepondo a construção existente e impactando quem passa pela rua.

O elemento que possui leve transparência consiste em um conjunto de grandes telas vazadas bordadas à mão, remetendo à arte dos revestimentos portugueses em diferentes tons de azuis. Sobre a calçada, a união dessas telas cria um interessante jogo de sombras. As aberturas marcadas com nichos na diagonal avançam pela fachada, trazendo mais movimento para a esquina e integração de ambientes internos e externos.

A brasa é o lugar onde tudo acontece Foto: Maíra Acayaba

Indicando o percurso usual de chegada, uma extensa faixa amarela passa por um grande nicho azul, que abriga o caixa e o bar, e direciona os clientes para o ponto principal, a brasa, lugar onde tudo acontece. Nesta zona, uma claraboia acompanha o caimento do telhado e permite que a iluminação natural entre e traga um foco de luz.

Os mobiliários foram desenhados pensando na flexibilidade de layouts. Ambos os salões, térreo e superior, têm paredes descascadas responsáveis por retratar a história da edificação que atravessa décadas e o barrado de um metro de altura inspirado nas casas alentejanas.

Dando toques únicos e sempre originais, a genial equipe do Superlimão desenvolveu, através de um protótipo de pet em impressora 3D, luminárias pendentes especiais para este projeto, que posteriormente foram reproduzidas de forma manual em resina epóxi pigmentada com branca no formato de um grande ovo rachado.

A brincadeira para remeter ao frango também foi determinante para a elaboração do espaço kids junto à criação de uma divertida piscina de bolinhas – ou ovinhos –, instalada no salão do pavimento superior.

Escritório

Superlimão Studio34 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 437

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo