> > > Sede do SINDILOJAS - Sindicato dos Lojistas de Gravataí

Sede do SINDILOJAS - Sindicato dos Lojistas de Gravataí

Sede do SINDILOJAS - Sindicato dos Lojistas de Gravataí
Edifício sede do Sindicato recebe vidro para divisão de espaços em todos os pavimentos. O uso do material permite maior integração entre colaboradores e ambientes de trabalho Foto/Imagem:Ricardo Braescher

Instituição transparente

A fachada marcante e a boa relação entre os usuários e o espaço do edifício foram as principais exigências do projeto da Sede do SINDILOJAS – Sindicato dos Lojistas de Gravataí, idealizado pelo escritório Torres & Bello Arquitetos Associados. O conjunto deveria, além de abrigar as instalações básicas, unificar de maneira organizada as funções dos colaboradores. Para isso, o vidro foi usado em abundância promovendo vazios entre os vários pavimentos, do térreo à cobertura.

De acordo com a arquiteta Audrey Bello Ramos, uma das responsáveis pela concepção do projeto, o espaço instiga o usuário a percorrê-lo. “Para tanto, adotamos a permeabilidade visual e as passarelas que se desenvolvem entremeando o volume do prédio através dos vazios”, ressalta.

Estrutura e materiais

Para Audrey, a obra possui caráter institucional forte e de personalidade, demonstrando solidez e contemporaneidade. O edifício está conectado à cidade através de sua transparência. A volumetria do prisma em chapa metálica move-se como uma lâmina envolvendo o volume translúcido em pele de vidro, formando a cobertura e soltando do solo. Sua planta livre modular permite flexibilidade para reorganização dos espaços, com paredes removíveis de gesso acartonado.

“O projeto confere clareza na organização funcional identificando os diferentes grupos de funções através de três volumes distintos: o cubo translúcido em pele de vidro, marcando a permeabilidade e receptividade do acesso; o cubo modular (planta livre) para uso das diversas atividades com laje nervurada e parede em bloco de concreto revestido com chapa metálica em tons de azul; e o prisma regular com a escada e o elevador marcando o acesso vertical”, detalha a arquiteta.

Acessibilidade

O edifício possui banheiros para deficientes com barras de apoio e lavatórios especiais em todos os pavimentos, garantindo a integração do usuário que faz uso de cadeiras de rodas. A sede atende às normas brasileiras de acessibilidade universal.

Escritório

Torres & Bello Arquitetos Associados14 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 558.71
Área construída: 1813.40

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo