> > > Canoas Shopping

Canoas Shopping

Canoas Shopping
Com soluções mais limpas que o projeto original, o Canoas Shopping, desenvolvido pelo escritório Vera Zaffari Arquitetura, teve cada detalhe pensado e planejado para ser o melhor empreendimento da região Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Sob nova direção

O projeto Canoas Shopping, desenvolvido pelo escritório Vera Zaffari Arquitetura, foi concebido para acompanhar as tendências da arquitetura comercial produzidas no mundo, tanto nas fachadas como nos ambientes internos. “Usamos novas formas e novos revestimentos, com soluções mais limpas que as anteriores, trocando a identidade existente. Agora têm-se a sensação de estar em um espaço conectado com o que é tendência”, comenta a arquiteta Vera Zaffari.

Processo de reestruturação

O projeto de expansão partiu do estilo contemporâneo e conquistou um reposicionamento junto da comunidade. “Iniciamos a expansão em 2009 com a implantação de um prédio-garagem de quatro pavimentos com aproximadamente 1.000 vagas de estacionamento, com cancelas para controle de entrada e saída, organizando os fluxos dos carros. Além do estacionamento, a reforma envolveu dois pavimentos de shopping com 114 lojas, a área externa e a revitalização da antiga edificação”, explica a arquiteta.

Outra demanda interessante a ser ressaltada é que a nova edificação foi projetada em frente à antiga fachada principal e reposicionou o shopping na comunidade com outra tipologia arquitetônica, além de possibilitar uma aproximação direta da rua com o empreendimento.

Em relação ao projeto de instalações complementares, estes aumentaram a eficiência aplicando soluções sustentáveis, com menor consumo de energia e redução de recursos naturais.

Automação e sustentabilidade

Além da arquitetura impactante e revolucionária no contexto da cidade, é possível destacar o cuidado dos arquitetos com a economia de energia, a modernização de todos os equipamentos técnicos e a automação dos mesmos, por meio da racionalização do uso de recursos naturais. “Houve uma grande preocupação com os padrões de sustentabilidade no desenvolvimento do projeto para satisfazer as tendências mundiais e agregar funcionalidade à edificação”, relata Vera.

Para a climatização do Canoas Shopping, os arquitetos utilizaram chillers que podem ser interligados a diversas unidades e têm a capacidade de aquecer ou arrefecer a água de maneira eficiente. “Esses equipamentos permitem a economia de 25% de energia em relação ao sistema utilizado no projeto original. O mesmo opera com gás ecológico, que preserva a camada de ozônio”, especifica.

Fachada valoriza o empreendimento

Para a construção da fachada foram utilizados painéis de fechamento pré-moldados por causa da rapidez na execução e pelo acabamento. As entradas revestidas com granito valorizam os acessos. Na marcação dos acessos para as áreas internas existem brises metálicos que garantem a proteção térmica dos revestimentos de vidro, responsáveis pela iluminação dos espaços internos.

Projeto de interiores

A arquiteta Vera Zaffari partiu da utilização de acabamentos claros e sutis, permitindo a fácil leitura dos ambientes. Entre os materiais arquitetônicos figuram vidros serigrafados nos fechamentos; pisos monolíticos; vinílico, porcelanato e granitos nas cores branco e preto, nos revestimentos, além da madeira. Os arquitetos valorizaram também as lojas dando liberdade à identidade visual das áreas comerciais.

Grandes e diversos zenitais fazem parte da composição arquitetônica e permitem a entrada da luz do dia no interior do shopping, trazendo um maior conforto aos usuários”, completa.

Integração de ambientes

O projeto atual foi totalmente integrado ao original, gerando uma circulação fluida, na qual o cliente passeia facilmente entre os ambientes antigos e novos. O projeto foi pensado para instigar o cliente a percorrer todo o trajeto, pois sempre há um novo espaço a sua espera.

“Cada detalhe planejado visa entregar aos lojistas e consumidores o maior e mais bonito shopping da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul”, finaliza a arquiteta Vera Zaffari.

Veja outros projetos de shopping:
http://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/dfa-arquitetura_/polo-shopping-indaiatuba/1708
http://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/ad-arquitetura_/shopping-cerrado/616

Escritório

Vera Zaffari Arquitetura5 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 64.690
Área construída: 83.000

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo