> > > Edifício Manga / Vila Santa Thereza

Edifício Manga / Vila Santa Thereza

Edifício Manga / Vila Santa Thereza
Arrojado e sustentável, o projeto residencial do Edifício Manga / Vila Santa Thereza foi assinado pelo escritório Laurent Troost Architectures. O prédio está localizado em Manaus e conta com tipologias variadas Foto/Imagem:Maíra Acayaba

Conjunto de lares

Assinado por Laurent Troost Architectures, o Edifício Manga / Vila Santa Thereza, localizado em Manaus (AM), foi honrado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para representar o país na etapa internacional do 3º prêmio Oscar Niemeyer para arquitetura latino-americana.

Com foco em investimento, o cliente solicitou à equipe um projeto arquitetônico que fosse composto por 18 estúdios. Durante o briefing, definiram que o edifício comportaria apenas 12 apartamentos com tipologias variadas: três estúdios, três apartamentos t1 (com um dormitório), três apartamentos t2 (com dois dormitórios) e três apartamentos t3 (com três dormitórios). Assim, o empreendimento de 1.039 m² valorizou o contato social entre estudantes e solteiros com jovens casais e famílias.

Blocos harmônicos

A orientação leste-oeste do terreno – 12 m x 49 m – permitiu um aproveitamento longitudinal, garantindo que as moradias não ficassem expostas à incidência solar direta.

O desenvolvimento de dois blocos com dois apartamentos por andar considerou três fatores determinantes: o respeito às tipologias do bairro que valorizam a arborização; a valorização do vazio central para que um bloco faça sombra ao outro; e o respeito a preexistência de uma mangueira que, infelizmente, não resistiu aos transtornos da obra. Na fase final, os arquitetos decidiram plantar uma nova árvore da mesma espécie para enfatizar o conceito nominal do projeto.

O vão central une os edifícios Foto: Maíra Acayaba 

O layout segue o mesmo estilo para todos os apartamentos. O programa inclui: a cozinha e a área de serviços que são totalmente integradas e conectadas com as salas de estar e jantar, permitindo máxima fluidez e interação entre os moradores.

Inseridos em dos pontos mais altos da cidade, todos os blocos têm vista panorâmica para a rua, bairros próximos e para o distante Rio Negro – símbolo da Amazônia. A contemplação do exterior é possível devido às janelas do piso ao teto que também permitem a entrada de iluminação e ventilação naturais para dentro dos ambientes.

Nas fachadas leste e oeste, que ficam mais expostas ao sol, foi instalada uma grelha metálica amarela que filtra a luz solar direta, criando um “halo solar” que harmoniza com a árvore mangueira. Além disso, o elemento diminui a incidência solar, minimizando a necessidade do uso de ar-condicionado dentro dos espaços.

Os arquitetos também priorizaram a orientação para os ventos predominantes da região. A largura reduzida dos blocos e o desenho das aberturas em cada fachada foram planejados para garantir a ventilação cruzada, mantendo assim o conforto térmico nos ambientes.

Todas as características que tornam o edifício sustentável são extremamente eficientes. A demanda por consumo energético de cada unidade habitacional é muito abaixo da média local. Ademais, as áreas comuns possuem iluminação por painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas.

“O edifício Vila Santa Thereza tenta apresentar condições de sustentabilidade passiva e qualidades espaciais idênticas para todas as unidades num intuito de igualdade social”, conta Laurent Troost (arquiteto responsável pela obra).

Veja outros edifícios residenciais na Galeria da Arquitetura:

Conjunto Habitacional Heliópolis - Gleba G, por Biselli e Katchborian Arquitetos Associados

Edifício Aruá, por FGMF Arquitetos

Jardim Edite, por H+F Arquitetos e MMBB Arquitetos

Escritório

Laurent Troost Architectures2 projeto(s)

Local: AM, Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2019
Área do terreno: 588
Área construída: 1.039

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Slideshow

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

    Receba gratuitamente os Boletins e
    Informativos da Galeria da Arquitetura.

    (55 11) 3879-7777

    Fale conosco Anuncie

    Outros produtos da e-Construmarket

    novidades fechar
    Receba o boletim da
    Galeria da Arquitetura
    veja um exemplo