> > >

< >

Aconchego aos hóspedes

Os escritórios UDesign Projetos e Consultoria + Cavani Arquitetos tiveram a honra em projetar o Villas do Resende e Barracuda Beach Hotel & Villas. A premissa era idealizar um projeto hoteleiro – com 22.696 m² – abraçado por uma paisagem exuberante.

“Pensamos em um santuário idílico aberto para o mar e protegido pela Mata Atlântica. Além disso, buscamos respeitar e enfatizar a beleza do local e suas vistas, em direção ao mar e à exuberante mata, procurando integrar o projeto à paisagem ao invés de se impor a ela”, sintetiza as equipes.

Como briefing, também houve a preocupação de que a arquitetura refletisse aspectos da contemporaneidade sem esquecer dos valores históricos e culturais da região, em Itacaré, no sul da Bahia.

A madeira modernizou os ambientes Foto: Tarso Figueira 

Uma solução simples e, ao mesmo tempo, sofisticada foi a intervenção subordinada à paisagem, com transparências e materiais naturais organizados em tramas, trançados, treliças e pergolados.

A passagem da luz, das brisas e da paisagem por esses materiais resulta em uma arquitetura que junta conforto ambiental com beleza estética, nomeada pelos arquitetos de tropical: artesanal, atemporal e local. Como resultado, o Hotel e as Villas residenciais são espaçosas e com amplas aberturas. Sempre voltadas ao mar, à vegetação exuberante ou aos espaços externos do conjunto.

Tendo em vista o equilíbrio entre ambientes internos e externos, os espaços foram organizados de forma simples e os vãos tratados com jardins, espelhos d’água, muros de pedra e treliças de madeira que emolduram as atividades cotidianas. Essa solução combinou as especificidades dos usos dos espaços com a tecnologia de construção por meio de materiais e técnicas conhecidas pela população local, criando assim condições de inserção da comunidade não somente no processo de construção, mas também nas futuras manutenções das edificações e áreas externas.

O projeto paisagístico, assinado por Sidney Linhares, da CAP-Paisagismo, foi elaborado dentro dos princípios da Eco Gênese, utilizando o mosaico florístico regional para manter as características locais e reduzir os impactos causados pela implantação do conjunto. À noite, o projeto ganha a magia da iluminação projetada por Ayrton Pimenta que valorizou mais uma vez a experiência criada ao invés da imposição da arquitetura sobre seus usuários.

Com o fim de disponibilizar as Villas residenciais e suas suítes para a locação do hotel de forma independente, garantindo o mesmo grau de privacidade do hotel, cada suíte foi projetada em blocos separados, com acessos independentes e com o mesmo tipo de espaço e conforto. Por último, o hotel é composto por 17 suítes, restaurante, piscina e spa e é o ponto focal de todo o empreendimento.

O objetivo era criar “Experiência Barracuda – assim denomina os escritórios”, através da integração dos espaços e de uma arquitetura simples, com o fim de integrar os hóspedes e a equipe que os recebe. O DNA do projeto é a fusão do conceito arquitetônico com o conceito Barracuda de receber.

Escritório



Local: Label,

Tipo de obra:

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

    Ficha Técnica

    Exibir mais itens

      Receba gratuitamente os Boletins e
      Informativos da Galeria da Arquitetura.

      (55 11) 3879-7777

      Fale conosco Anuncie

      Outros produtos da e-Construmarket

      novidades fechar
      Receba o boletim da
      Galeria da Arquitetura
      veja um exemplo