A Ecophon - marca do Grupo Saint-Gobain - oferece ao mercado soluções acústicas completas que aliam design e alta performance. São forros, nuvens, baffles, revestimentos e painéis ideais para projetos nas áreas da saúde, educação, corporativa, entre outros.

Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-993572358-
    Ver todas as matérias

    Painel Nexacustic é usado em auditório do Infoglobo

    Solução desenvolvida pela OWA Sonex foi utilizada nas paredes e no teto do auditório. Painel acústico proporcionou áreas de absorção e de reflexão

    auditório infogloboO painel Nexacustic atendeu às exigências acústicas e estéticas do projeto (Foto: Bianca Rezende)

    Localizado na região central do Rio de Janeiro (RJ), o edifício sede da Infoglobo reflete o dinamismo de dois jornais: O Globo e Extra. Construído pela Hochtief, o complexo é composto por seis pavimentos e dois subsolos, além de um enorme átrio central coberto por claraboia e fachada com brises motorizados que se movimentam conforme a incidência solar.

    O projeto arquitetônico do empreendimento é assinado pelo escritório RRA | Ruy Rezende Arquitetura.

    DESAFIO

    Um local que precisava de bastante atenção era o auditório de 190 m², que tem capacidade para comportar 175 pessoas. Dentro das exigências do projeto estava a necessidade de utilizar materiais pré-fabricados, fáceis de instalar e que estivessem de acordo com os requisitos da certificação LEED para o revestimento das paredes e do teto.

    A necessidade acústica também era latente. Por isso, o material a ser escolhido precisava atender o αw mínimo de 0,70 e proporcionar áreas de absorção e de reflexão do som, sem a necessidade de utilizar um segundo elemento.

    auditório infogloboO painel Nexacustic foi instalado nas paredes com alternância de cores (Foto: Bianca Rezende)

    SOLUÇÃO

    Para atender às exigências do projeto, o escritório RRA | Ruy Rezende Arquitetura contou com o apoio da OWA Sonex, que indicou o uso do painel Nexacustic como solução acústica para o auditório.

    "O Nexacustic é um dos únicos materiais do mercado em conformidade com o conceito estético deste projeto, pois é feito com madeira em ripados e cores alternadas. Além disso, permitiu áreas de absorção e de reflexão do som. Tudo isso no mesmo material", explicou Anna Guanziroli, arquiteta.

    O modelo escolhido foi o Nexacustic Ignífico (Classe II A – IT10) e sua aplicação se deu nas paredes sobre o tarugamento de lã mineral. Ele foi disponibilizado nas opções com perfuração e sem perfuração. A disposição foi a mesma no teto, mas apenas na opção perfurada. A instalação se destacou pela facilidade, já que o produto dispõe de um sistema de encaixe macho-fêmea.

    Outro diferencial do produto é o atendimento às normas técnicas do Corpo de Bombeiros por toda sua vida útil.

    Além da indicação do material, a OWA Sonex também prestou suporte técnico à obra. "A OWA Sonex teve um atendimento exemplar, realizando visitas ao nosso escritório sempre que necessário. Teve rapidez no envio de amostras, trabalhando e buscando soluções em conjunto para atender às necessidades do projeto", destaca a arquiteta.

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO

    Produzido com MDF Ignífugo ou Standard, o painel Nexacustic pode ser instalado em tetos ou paredes, sendo capaz de executar superfícies planas ou curvas. Está disponível nos modelos liso ou frisado 40, 32, 12, 8 e sem perfuração.

    Pode ser encontrado em réguas de 2.430 mm x 160 mm (Ignífugo) e 2.740 mm x 160 mm (Standard). E tem como principais destaques a resistência ao fogo e o αw mínimo de 0,70. O painel está disponível nas cores:

    • MDF Standard: Carvalho, Athena, Freijó, Machiatto, Tabaco, Branco ou Preto
    • MDF Ignífugo: Nogal, Cerezzo, Fresno, Maple e Branco

    Descrição da Obra
    Local: Rio de Janeiro (RJ)
    Data: entre 2012 e 2016
    Escritório de arquitetura: RRA | Ruy Rezende Arquitetura
    Fornecedor: OWA Sonex
    Produtos: Painel Nexacustic

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo