O novo terminal do Aeroporto Internacional de Cumbica, localizado na cidade de Guarulhos, em São Paulo, é um projeto da Engecorps Typsa e da OAS Construtora | Foto/imagem: Fernando Stankuns
O novo Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos possui soluções tecnológicas de última geração e preocupações com a sustentabilidade e experiência do usuário | Foto/imagem: Fernando Stankuns
O escritório projetou uma frente envolvente, composta por cobertura zipada e fachada ‘cortina’ de alto desempenho | Foto/imagem: Fernando Stankuns
O aeroporto foi construído para prover um novo terminal com padrão internacional e conceito “one-roof terminal” de operação centralizada | Foto/imagem: Fernando Stankuns
O projeto possui design contemporâneo e soluções tecnológicas de última geração | Foto/imagem: Fernando Stankuns
O conceito “one-roof terminal” leva à centralização das operações de processamento dos passageiros, desde a descida de um transporte terrestre no meio-fio de acesso até a passagem pelos controles de segurança e acesso aos portões de embarque | Foto/imagem: Fernando Stankuns
O projeto foi desenvolvido tendo como critérios a adoção de soluções consagradas em aeroportos internacionais, dando-se preferência à economia de energia, dentro de uma linha de construção Green Building | Foto/imagem: Fernando Stankuns
| Foto/imagem: Fernando Stankuns
Aço, alumínio, vidro e concreto predominam no projeto | Foto/imagem: Fernando Stankuns
As fachadas laterais são compostas por longos planos de vidros, modulados em dimensões de 1,50 por 3 m, com painéis opacos e acabamento em alumínio composto, criando a aparência de continuidade dos planos de fechamento em todos os lados do terminal | Foto/imagem: Fernando Stankuns
Dentre as soluções tecnológicas, o edifício conta com mais de 50 elevadores, cuja especificação preferiu a reutilização de energia, para otimizar o consumo | Foto/imagem: Fernando Stankuns
| Foto/imagem: Fernando Stankuns
| Foto/imagem: Fernando Stankuns
A automação predial possui quadros de controle computadorizados, que permitem monitorar os elevadores. A parte operacional e o sistema de voo também são destaques tecnológicos | Foto/imagem: Fernando Stankuns
No interior, a escolha de materiais e cores neutras, como branco e bege, marca o início do desenvolvimento do projeto | Foto/imagem: Fernando Stankuns
| Foto/imagem: Fernando Stankuns
| Foto/imagem: Fernando Stankuns
Os arquitetos deram preferência à iluminação natural como principal fonte de luz; e a artificial é tida como complementar | Foto/imagem: Fernando Stankuns
Quanto à comunicação visual, não houve planejamento. Como o terminal é repleto de áreas comerciais sublocadas, elas próprias acabaram trazendo a sua própria identidade | Foto/imagem: Fernando Stankuns
| Foto/imagem: Fernando Stankuns
Muitas das soluções foram condicionadas pelo prazo, pelo atendimento de certos padrões de qualidade e pelas características contemporâneas | Foto/imagem: Fernando Stankuns
No desenvolvimento do projeto de paisagismo optou-se pela discrição, ao mesmo tempo em que o paisagismo interior foi utilizado como elemento pontual e contemplativo | Foto/imagem: Fernando Stankuns