O primeiro corredor do sistema BRT implantado no Rio de Janeiro se caracteriza pela extensa cobertura, que assegura conforto térmico e impacta na sua estética | Foto/imagem: Celso Brando

As 57 estações BRT – Transoeste, inauguradas em 2012, se estendem por 52 km e têm o objetivo de oferecer uma viagem mais ágil aos usuários | Foto/imagem: Celso Brando

O aço, feito de peças pré-fabricadas, compõe o sistema construtivo com pilares, vigas, telhas | Foto/imagem: Celso Brando

O concreto é utilizado na base do projeto arquitetônico | Foto/imagem: Celso Brando

Como o clima carioca é extremamente quente, havia a preocupação em oferecer conforto térmico dentro das estações. Por isso, os arquitetos optaram por uma extensa cobertura, que cobre toda a fachada de vidro, protegendo-a da incidência solar | Foto/imagem: Celso Brando

Os brises, assim como o captador eólico, situado no teto, permitem a ventilação dentro das estações | Foto/imagem: Celso Brando

O acesso à plataforma é feito através da rampa, enquanto o embarque e o desembarque se dão no mesmo nível das portas dos ônibus | Foto/imagem: Celso Brando

A concepção modular e pré-moldada propicia uma construção rápida e econômica | Foto/imagem: Celso Brando

O vidro, presente nas portas de correr, e as esquadrias com chapa perfurada também contribuem para a ventilação cruzada | Foto/imagem: Celso Brando

| Foto/imagem: Celso Brando

A iluminação cênica utiliza réguas e painéis de LED, nas cores azul e branca, que causam um efeito interessante na parte externa das estações | Foto/imagem: Celso Brando

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Estações BRT Transoeste