Em uma iniciativa de revitalização do espaço público, o escritório Fernandes Arquitetos Associados projetou uma passarela de 225 metros de extensão que conecta a Estação Luz à Sala São Paulo | Foto/imagem: Pedro Mascaro

A proposta, idealizada em parceria com a Companhia de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM), era conectar todos os patrimônios históricos ao redor da estação, a partir de um caminho aberto e esteticamente agradável para os passageiros | Foto/imagem: Pedro Mascaro

A passarela foi dividida em duas partes. Na primeira, o revestimento é inteiramente de vidro, ajudando a integrar os ambientes por completo. Na segunda, a cobertura de vidro sobrepõe os brises de metal | Foto/imagem: Pedro Mascaro

Os arquitetos contam que o intuito de usar os brises era proporcionar um ambiente de luz e sombras, que direciona o olhar para o horizonte e busca a sensação de profundidade e ritmo | Foto/imagem: Pedro Mascaro

Ao longo de todo o percurso, a ambientação com os pisos de grama e o piso de acessibilidade “humanizam” o caminho como um todo, contrastando com o cinza da estrutura metálica | Foto/imagem: Pedro Mascaro

Os materiais escolhidos garantem, ainda, alta permeabilidade visual, aliado à resistência e ao baixo custo de manutenção.  Na extremidade que leva à Sala São Paulo, foi instalado um elevador | Foto/imagem: Pedro Mascaro

A cobertura envidraçada abriga os passageiros em dias de chuva | Foto/imagem: Pedro Mascaro

Outra preocupação dos arquitetos foi a segurança — e, pensando nisso, a equipe investiu em um gradil entre o caminho e a plataforma | Foto/imagem: Pedro Mascaro

Além do gradil, a iluminação em todo a lateral da estrutura garante visão completa e proteção aos passageiros no período noturno | Foto/imagem: Pedro Mascaro

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